01 FEV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Valinhos encerra 2021 com saldo positivo de 2.150 novos empregos com carteira assinada
Ações públicas com planejamento, investimentos em tecnologia e inovação foram fundamentais para o resultado positivo

O programa Desenvolve Valinhos, item importante do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara, em andamento pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, já apresenta os primeiros resultados positivos: Valinhos fechou, 2021, 1º ano da administração da prefeita Capitã Lucimara, com um saldo positivo de 2.150 novos empregos com carteira assinada, cenário bem diferente de 2020, quando a cidade encerrou o ano com a perda de 3.663 postos de trabalho.

Além dessa boa notícia, num comparativo (veja quadro abaixo), houve um aumento de admissões de funcionários em 2021, totalizando 20.865 novas contratações contra 16.261 em 2020. Em 2021 também houve menos desligamentos das vagas se comparado com o ano anterior, resultando em 18.715, sendo que em 2020 foram 19.924 desligamentos. “Recebemos com entusiasmo estes números que já são evidências de uma retomada do desenvolvimento econômico de Valinhos. Desde janeiro, 18 importantes empresas escolheram nossa cidade para trazerem seus negócios e a Prefeitura tem dado sequência a novas negociações com outras 12 grandes empresas em busca de maior geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população”, disse a prefeita.

Entre as empresas que escolheram Valinhos para alavancarem seus negócios em 2021 estão a Eagle Burgmann – Grupo Freudenberg, Grupo Destaque – Concessionária Toyota, Léo Madeiras, Arthimed Produtos Médicos, Supermercados Dalbem, Supermercados Pague Menos, Cobasi, Emplas Embalagens Plásticas e Quiminutri Especialidades Quimicas. “Nossa equipe, dentro do programa Desenvolve Valinhos, tem atuado com proximidade às associações, entidades e empresas da nossa cidade, assim como buscado novos parceiros e investimentos para Valinhos, incluindo o trabalho para implantação de um Centro de Tecnologia para ampliar a vocação empresarial do município”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Em paralelo à atração de novas empresas para a cidade, atrelando os investimentos em Inovação com resultados diretos em mais empregos e renda para os valinhenses, a prefeita Capitã Lucimara quer repetir em 2022 o ciclo de visitas às empresas já existentes aqui para aproximar, ainda mais, o poder público das demandas do setor e facilitar a ampliação dos investimentos. Em 2021, por exemplo, entre as indústrias ela esteve na Eaton e Unilever conhecendo o processo de produção e as necessidades como um todo.

"O poder público busca facilitar a vida empresarial, respeitando a legislação vigente, proporcionando caminhos para que as empresas possam ampliar as oportunidades de negócios, com geração de emprego e renda para a população, atrelado às diretrizes do desenvolvimento sustentável que defendemos no processo de revisão do Plano Diretor participativo da cidade", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Desafiador
Para a prefeita Capitã Lucimara, mesmo sendo 2021 um ano desafiador em razão da pandemia e da falta de estrutura administrativa da Prefeitura, o governo municipal não mediu esforços para cuidar da saúde dos valinhenses, sobretudo com o avanço da vacinação, enquanto trabalhou em ações necessárias para implantar um novo modelo de gestão pública, sustentado na Tecnologia, Inovação e Planejamento.

"Hoje, temos 100% dos prédios públicos com fibra ótica e internet de alta velocidade, mas quando assumimos, em janeiro de 2021, eram apenas 5 prédios, de um total de mais de 115 em funcionamento atualmente. Um desafio que enfrentamos e, agora, avançamos, com ações para implantar um Governo Digital, uma Cidade Digital, que traga resultados rápidos e eficientes para as demandas", afirmou a prefeita.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos