02 FEV 2022
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos realiza neste sábado, dia 5, o Dia C de vacinação contra Covid, incluindo jovens, adultos e crianças de 5 a 11 anos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, informa que neste sábado (5) será realizado o Dia C de Vacinação Contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos que irão receber a primeira dose da vacina. Também no mesmo sábado, a vacinação será aberta à faixa etária dos adolescentes a partir dos 12 anos (1ª e 2ª doses) e adultos (1ª, 2ª e 3ª doses). O Dia C de Vacinação segue a orientação da Campanha Estadual de Imunização contra a doença em crianças, adolescentes, adultos e idosos e em Valinhos será promovida em dois endereços na Vila Santana (prédios do CETS e da Vigilância Epidemiológica) mediante a entrega de senhas, sem a necessidade de agendamento prévio.
Para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos a aplicação será no prédio da Vigilância Epidemiológica, anexo à UBS, nº 144, na Vila Santana, com entrada pela Avenida Brasil, das 8h00 às 12h00, e distribuição de 200 senhas. Para crianças de 5 anos e imunosuprimidas, o imunizante indicado, conforme recomendações do Ministério da Saúde, é o da Pfizer. É obrigatório que as crianças estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. Após a vacinação, a criança deverá permanecer por 20 minutos em observação no local até ser liberada pelo profissional de Saúde.
Já para a aplicação das doses (1ª e 2ª doses) em adolescentes a partir dos 12 anos, em adultos e idosos (1ª, 2ª e 3ª doses) serão reservadas 400 senhas e a vacinação, mediante os imunizantes disponíveis, será no CETs (Centro de Estudo e Treinamento em Saúde), na Rua Bahia, snº, na Vila Santana, também das 8h00 às 12h00.
Os documentos que devem ser apresentados para adultos são o CPF e o comprovante de endereço no nome da pessoa e, se não tiver endereço no nome, levar declaração registrada em cartório. Se adolescentes, o comprovante de endereço pode ser nome dos pais. As crianças de 5 a 11 anos devem levar, além do CPF ou Cartão SUS e do comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação. Também é necessário, para as crianças imunossuprimidas apresentar uma carta do médico para comprovação que deverá ser entregue e ficará arquivada.
“Este sábado, no Dia C de Vacinação Contra a Covid à população, é mais uma oportunidade aos pais e responsáveis para levarem seus filhos à vacinação, que é tão importante para o enfrentamento à Covid. Sabemos que a vacinação não é obrigatória mas incentivamos que ela possa ser realizada, pois é uma aliada fundamental para evitar os sintomas mais graves da doença, especialmente agora com a presença da variante Ômicron, que é mais contagiosa”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Os pais ou responsáveis devem fazer, também, o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. O secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli lembra que o preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário.
INTERVALOS ENTRE AS DOSES:
Janssen: a partir dos 18 anos e com intervalo de 61 dias entre a primeira vacina e a dose adicional, contados a partir do dia seguinte da aplicação da primeira dose, com imunizante da própria Janssen (quando houver) e da Pfizer. A aplicação é feita no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;
Pfizer:
- 5 anos ou imunossuprimidas: intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte de aplicação da 1ª dose;
- de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
- adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose (contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose); com aplicações feitas no CETS e UBS’s.

AstraZeneca (disponível para adultos, a partir de 18 anos)
- adultos (a partir dos 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose; contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose. Aplicação no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;

Sinovac Butantan - Coronavac:
- crianças e adolescentes (6 a 17 anos): duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.
- adultos: intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
- adultos: intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose.