10 FEV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Valinhos começa o ano com saldo positivo de novas empresas inscritas na Prefeitura
Administração Municipal trabalha no Programa Desenvolve Valinhos para chegada de novas empresas e aumento das vagas de emprego

Dentro das ações do Programa Desenvolve Valinhos, a Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem trabalhado para alavancar a chegada de novas empresas ao município, desta forma, garantir a abertura de um maior número de vagas de emprego. Em busca do desenvolvimento econômico da cidade, uma das tarefas da equipe que atua no programa é conhecer mais de perto as necessidades dos empresários e dos diversos segmentos, assim como criar estratégias para a chegada de novos segmentos empresariais na área de tecnologia e inovação.

De acordo com dados da secretaria da Fazenda da Prefeitura, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, 1.494 empresas se inscreveram no município para darem início às suas atividades, em diversas áreas na indústria, comércio e prestação de serviços, sendo que 90 delas se inscreveram em janeiro deste ano. O número no período de um ano supera a quantidade de empresas que, em contrapartida, tiveram que encerrar as atividades no mesmo período, que são 852 num total.

“Estes números são evidências de uma retomada do desenvolvimento econômico de Valinhos. Somente no ano passado, foram 18 importantes empresas que escolheram nossa cidade para trazerem seus negócios. E damos sequência a novas negociações com outras grandes empresas em busca de maior geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população, sendo que desde janeiro deste ano, 90 empresas foram inscritas pela secretaria da Fazenda em nosso município”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

A prefeita Capitã Lucimara também comemora o número de vagas de emprego já abertas, conforme balanço de 2021, com um aumento de admissões de funcionários, totalizando 20.865 novas contratações contra 16.261 em 2020. Em 2021 também houve menos desligamentos das vagas se comparado com o ano anterior, resultando em 18.715, sendo que em 2020 foram 19.924 desligamentos.

Visitas
O atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, que assumiu a pasta em novembro de 2021, aposta no estreitamento das relações para conhecer mais de perto as necessidades e expectativas das empresas já instaladas em Valinhos, além de programar encontros com representantes de empresas instaladas em outros municípios que vislumbram a possibilidade de se mudarem para cá.

“Estamos promovendo visitas às empresas mensalmente, sendo que entre dezembro e janeiro estivemos em cerca de 50 delas, conhecendo suas estruturas e necessidades. A prefeita Capitã Lucimara também faz questão de acompanhar este trabalho e participa de vários encontros para estreitar o relacionamento dos empresários com o Poder Público Municipal”, disse o secretário.

Nos últimos dias, o secretário esteve em empresas de vários segmentos. Entre elas a Madia Imóveis e a CBC Agronegócio; já no gabinete da prefeita estiveram esta semana, com a presença também do presidente da Câmara Municipal Franklin, representantes das empresas de eventos e show Laroc e Folk de Valinhos, para tratativas de demandas e protocolos sanitários na atual fase da pandemia.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos