04 MAR 2022
COORDENADORIA DO BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura de Valinhos contabiliza mais de 600 castrações gratuitas em 2021
Em janeiro, das oito cirurgias reservadas por dia para a população, seis não foram efetivadas, seja por falta injustificada do tutor ou por levar o animal sem o pré-operatório adequado

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, com ações efetivas da Coordenadoria do Bem Estar Animal, realizou 680 castrações no ano de 2021. Os procedimentos são realizados gratuitamente por uma clínica parceira e visa controlar a reprodução indesejada de animais e o consequente abandono nas ruas do município.

“Realizamos este procedimento de forma gratuita aos munícipes que não têm condições de pagar e também para protetoras que atuam na causa animal. Pagamos uma clínica terceirizada para oferecer esse benefício aos que mais precisam, para tanto, é importante que a população siga as regras necessárias de jejum, preparo e compareçam no dia marcado para não tomarem o lugar de outra pessoa”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Todo o procedimento é realizado em uma clínica particular contratada pela Prefeitura de Valinhos, que paga por cada castração, não repassando nenhum tipo de custo para o munícipe. Tem preferência na fila de espera as fêmeas e as protetoras que atuam na causa animal.

O convênio com a clínica prevê oito castrações diárias para atender os munícipes cadastrados pela Coordenadoria do Bem Estar Animal. Entretanto, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso, em janeiro, foi realizado apenas 20% do contratado. Este déficit se caracteriza pela falta injustificada do tutor ou ainda por levar o animal sem cumprir o preparo pré-operatório de maneira adequada.

“É muito importante que o tutor compareça no dia marcado da cirurgia, que é ofertada gratuitamente para o munícipe, e além de não faltar, é preciso cumprir o preparo necessário para garantir a segurança da saúde do animal, sem este preparo o procedimento não pode ser realizado”, afirmou o secretário.

Ao se dirigir à clínica no horário marcado o tutor deve levar o animal em jejum, no caso dos cães é preciso suspender a comida e a água por 8h, já para os gatos 4h são suficientes. Atualmente, a fila de espera para o procedimento é de aproximadamente dois meses, portanto, caso não possa comparecer no dia agendado é de suma importância que o tutor desmarque o horário, para que assim, outra pessoa possa ser encaixada.

As equipes do Bem Estar Animal estão percorrendo os bairros da cidade para coletar interessados no procedimento. Em fevereiro, aproximadamente 20 pessoas se cadastraram no bairro da Biquinha, e em março os técnicos estarão de plantão no bairro Capivari, tornando o acesso ao benefício mais próximo do cidadão.

Entre 2020 e 2022 aproximadamente 1000 procedimentos gratuitos foram ofertados à população que mais necessita, sendo 97 nos primeiros dois meses deste ano.

A castração é disponibilizada para tutores de baixa renda e também para protetoras que atuam na causa animal.
Autor: Departamento de Comunicação Prefeitura de Valinhos