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MAR
10
10 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Educadores da rede municipal iniciam capacitação para aplicação dos novos projetos pedagógicos
Foto Noticia Principal Grande
Coordenadores da rede municipal de ensino durante formação online do Mente Inovadora da Mind Lab
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Os coordenadores pedagógicos das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) da Rede Municipal de Ensino de Valinhos participaram da formação para a implementação de um dos três novos projetos pedagógicos que foram adotados pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, o Mente Inovadora da Mind Lab, cuja empresa é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia educacionais inovadoras para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas empregadas nos materiais pedagógicos.

“Os outros dois projetos, Majog e Leitura em Minha Casa (Ciranda Cultural), também incluem a programação de formações a serem fornecidas pelas empresas aos profissionais de Educação de Valinhos, que diariamente acompanham os 11.600 alunos matriculados nos CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil), nas EMEB's (Escola Municipal de Educação Básica - Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Estamos confiantes que a implementação pedagógica a partir destes novos projetos será importante para o crescimento educacional de nossos alunos e a elevação da qualidade da Educação da nossa cidade”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Nesta segunda-feira (7) participaram da formação 38 coordenadores de 31 Escolas Municipais de Educação Básica. A reunião, de forma online, foi com Renata Batista Minéo, supervisora pedagógica da Mind Lab, sobre a metodologia do programa Mente Inovadora, os projetos que o integram e como aplicar a metodologia com os alunos, incluindo dinâmica de um dos jogos que serão aplicados em sala de aula pelos professores. Já no último dia 4, foi a vez da equipe gestora da EMEB Cecília Meireles, no Jardim Paraíso, participar da apresentação do material a ser aplicado para a EJA chamado de Projeto de Vida, com a presença de Silvia Comelli Ribeiro, consultora de Produção de Conteúdos e Tecnologias Educacionais da Mind Lab.

Para os coordenadores, a capacitação oferecida pelos representantes do programa Mente Inovadora está sendo primordial para o conhecimento da proposta pedagógica, dos conteúdos e da dinâmica dos jogos que integram os kits de materiais dos professores e alunos.
A coordenadora do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano), Leandra Rechi de Moraes, da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, disse que o novo material vai agregar no dia a dia dos alunos. Segundo a coordenadora Leandra, que atua na gestão da unidade escolar há 4 anos, envolvendo uma equipe de 20 professores e 342 alunos, “trata-se de um material que irá nos auxiliar, no intuito de amenizar as defasagens causadas pelo ensino remoto/híbrido. Embora já recebemos todos os kits, ainda não entregamos aos alunos, pois estamos aguardando as formações dos professores, uma vez que para o desenvolvimento dessas propostas, são necessárias mediações dos mesmos. Eu, particularmente, fiquei mais tranquila após descobrir que os professores receberão formações e suporte dos formadores do Mente Inovadora”.

Para a coordenadora Vanessa Celani Androgi Teixeira, da EMEB Professora Dirce Antônio, no bairro Parque dos Cocais, o programa Mente Inovadora potencializa as habilidades socioemocionais.  “Ao promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, a metodologia Mind Lab ensina a respeitar e viver a diferença, a mediar conflitos e a pensar antes de agir. Com a formação que recebemos ontem, percebi a riqueza do material.

Será um grande ganho para a rede municipal e nós esperamos que continue, pois vamos plantar uma sementinha para colher os bons resultados lá no futuro. Estamos na expectativa de formar os professores e contar com o apoio de todos para aplicar o projeto em sala de aula”, destacou a coordenadora que atua há 18 anos na função, na Educação Infantil até o 4º ano, atualmente responsável pela coordenação de 18 professores e 520 alunos.

Leandro Luiz de Lima, coordenador pedagógico da Educação Infantil da escola Dom Martinho Roth, e também há 2 anos na coordenação do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano) da EMEB Vice Prefeito Antonio Mamoni, ambas no Jardim das Figueiras, somando 14 professores e 235 alunos nestes níveis, disse que a capacitação é importante para maior aprofundamento. “Foi interessante e convidativa para termos conhecimento do novo material, suas propostas, que são bem desafiadoras. Vamos trabalhar em sala de aula o raciocínio lógico de maneira bem contextualizada, com aplicação no dia a dia dos alunos, e, como professor de matemática que sou, a maior dificuldade que temos na disciplina é justamente a falta de contextualização. Durante a realização de um dos jogos que iremos aplicar com os alunos, nos envolvemos muito com a dinâmica, de forma bem divertida e desafiadora, e dessa maneira esperamos que os alunos também se sintam”, explicou.

Há 17 anos como coordenadora pedagógica, também da EMEB Vice- prefeito Antonio Mamoni, Gizele Regina da Silva Bevilacqua, do Ensino Fundamental I e II (2º ao 9º ano) também se sentiu confiante com o suporte da Mind Lab. “Não será somente trabalhada a questão da aprendizagem, mas o social, emocional e a ética entre os alunos, num contexto de respeito ao próximo durante as atividades propostas em sala de aula e também com a família. Temos 420 alunos que se beneficiarão com a nova proposta pedagógica, sendo preparados para situações de conflito e mercado de trabalho. Como coordenadora vou incentivar os professores a aplicar os materiais com muito comprometimento para que o projeto cresça”, disse a coordenadora que na segunda-feira mesmo já encaminhou aos educadores o link do convite para a participação da formação nos próximos dias 15, 16, 17 e 19.

Nesta sexta-feira (11) terá início a formação do programa Majog que tem como objetivo garantir o avanço da aprendizagem em matemática resgatando o papel do jogo como instância de construção de conhecimento. O encontro será presencial com a equipe técnica da Secretaria de Educação.
 
CRONOGRAMA FORMAÇÃO COM O SUPORTE DA EMPRESA

MINDLAB - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
04 de março - Reunião com a equipe gestora da EMEB Cecília Meireles sobre a implementação do Projeto de Vida - MindLab (EJA);
07 de março - Formação com os Coordenadores Pedagógicos sobre o Projeto Mente Inovadora;
09 e 14 de março - Formação com os Professores da Educação de Jovens e Adultos;
15, 16, 17 e 19 de março - Formação inicial com os professores envolvidos com o Projeto Mente Inovadora;
Final de março/Começo de abril - Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 8 horas síncronas distribuídas durante o ano letivo, além de plataforma online com conteúdos para formação assíncrona;
30 de maio - Workshop presencial;
29 de agosto - Workshop presencial;
 
MAJOG - Infantil I e II, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
11 de março - Encontro com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação;
14 de abril - Formação com as equipes pedagógicas das escolas;
Final de abril/Começo de maio - Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 4 oficinas presenciais ao longo do ano, específicas para cada série de atuação;

LEITURA EM MINHA CASA - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
4 de Abril - Formação com coordenadores sobre o projeto;
Abril - Entrega das fichas de apoio ao professor;
2ª quinzena de Abril- Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 5 formações ao longo do ano, sendo 2 para todos os professores e 1 específica para cada segmento (infantil, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais);
31 de maio - Os Conceitos, Revisitação, e Aprendendo com a Prática na Sala de Aula;
30 de junho - Leitura e Literatura / Texto Literário – Arte da Palavra;
2º semestre - A Literatura e o papel do professor mediador / As etapas da Leitura – Pré-leitura, Leitura descoberta, pós leitura;
 
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP
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