Na semana que vem, entre os dias 22 e 25, cerca de 720 alunos do 2° ao 5° ano das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Dom Bosco (Jardim São Marcos), Carlos de Carvalho Vieira Braga (Jardim Pinheiros) e Dirce Antonio (Parque dos Cocais) vão se tornar ʻagentes de trânsitoʼ especialistas em questões de segurança do tráfego. Os participantes do Programa de Educação para o Trânsito Clube do Bem-te-vi, uma parceria entre a Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Educação, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Polícia Militar vão ganhar um talão de multa mirim, além de mini CNH (Carteira Nacional de Motorista) e cartilha, e os autores dos melhores trabalhos serão premiados com mochila e camiseta.
"Nossa preocupação com esse programa nas escolas é despertar nas crianças a consciência sobre um trânsito mais harmônico e ajudar a formar uma nova geração de motoristas e pedestres, cidadãos que irão transmitir valores como gentileza e respeito nas ruas", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Luciana Moreira, o tema do trabalho voltado aos alunos dos 4° e 5° anos é a frase "Juntos Salvamos Vidas", tema definido pela Resolução 871/2021 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para as campanhas educativas de trânsito em 2022 para todo Brasil. Já para os alunos dos 2° e 3° anos o tema será "Como vejo o trânsito em minha cidade".
Segundo a coordenadora, em cada escola, um aluno por série participante do curso será premiado com uma mochila e uma camiseta, premiação esta que será entregue no encerramento do Programa Clube do Bem-te-vi. O anúncio de todos os alunos vencedores será realizado na EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga durante solenidade, que só será realizada em uma escola por conta das prevenções sanitárias contra o Covid-19.
Para o secretário interino de Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, importante é a participação dos pais e familiares após a realização do programa. "Os pais podem, por exemplo, pedir para seus filhos observarem como eles estão dirigindo e dar uma nota no final do percurso", explicou.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP