23 MAR 2022
DAEV
Prefeita Capitã Lucimara vai ao Chácaras Alpinas e é recebida pela Associação de Moradores do bairro

Na tarde de ontem, 21 de março, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, reuniu-se com membros da Associação dos Moradores do Chácaras Alpinas. O objetivo foi conhecer pessoalmente uma das áreas indicadas pelo grupo para o desenvolvimento de um Centro Comunitário no bairro e, também, para dar sequência às tratativas e aos atendimentos da pauta que foi apresentada pela Associação ao Executivo, em reunião do programa ‘Gabinete de Portas Abertas’ e que aconteceu em 24 de fevereiro.

O encontro aconteceu no lote 41 da Avenida das Mangabeiras, em área da Prefeitura de Valinhos, e contou com a presença dos vereadores Alexandre Japa, Edinho Garcia, Fábio Damasceno e Simone Bellini. Acompanhando a prefeita Capitã Lucimara também participaram do encontro o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), o engenheiro civil e sanitarista Walter Gasi; o secretário municipal de Serviços Públicos, o engenheiro Gustavo Yansen; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso Calligaris.

“Valinhos é a cidade que amamos e trabalhamos dia a dia para que o Poder Público se faça mais presente e atuante na cidade. Levamos muito a sério as demandas apresentadas pelos moradores e é um prazer estar aqui para compartilhar com vocês da Associação as ações que foram tomadas até o momento, além de posicioná-los sobre os próximos passos de verificação das pautas que nos apresentaram naquela reunião”, disse a prefeita de Valinhos.

Presidente da Associação, Nilton Xavier (conhecido como Índio) agradeceu o interesse dos poderes Executivo e Legislativo em buscar soluções ou alternativas às demandas apresentadas pelos moradores do Chácaras Alpinas. “São demandas antigas e às quais nunca haviam nos dado tanta atenção e retornos efetivos. Percebemos que a prefeita não é daqueles governantes que ficam escondidos atrás de uma cadeira. Ela realmente vem à rua para entender diretamente o que pede a população”, falou.

Atenção aos pedidos

A primeira notícia dada à Associação contemplou a pauta de saneamento básico e o atendimento de um pedido feito pelo grupo ao DAEV, em visita técnica realizada em 2 de março. A prefeita Capitã Lucimara entregou nas mãos do presidente da Associação de Moradores os projetos que foram requeridos como modelo para execução particular de fossas sépticas (com filtro anaeróbico e sumidouro), com as respectivas planilhas quantitativas. No total foram entregues 20 cópias impressas, acompanhados de respectivas planilhas quantitativas, além de um pen-drive, com os arquivos digitais.

Na sequência a prefeita Capitã Lucimara convidou o presidente da autarquia a falar sobre o estudo de viabilidade de fornecimento de água potável aos moradores. “Obtivemos os orçamentos para execução dos testes de vazão no poço existente aqui [lote 41 da Alameda Mangabeiras], justamente para confirmarmos se ele é explorável ou não. Depois serão feitas as análises físico-químico e bacteriológica da água, para saber o real índice de potabilidade. Isso para constarmos se há condições de abastecimento da localidade, ou seja, suficiência em vazão e qualidade de água. A Associação e o gabinete serão posicionados pelo DAEV quanto aos reais resultados.”, falou Gasi.

Para realização dos testes o presidente da Associação entregou aos diretores do DAEV, presentes no encontro, a chave de acesso ao local e agradeceu o empenho demonstrado pela Autarquia Municipal em buscar soluções à pauta apresentada pelos moradores.

Em seguida, a prefeita Capitã Lucimara pediu para que o secretário municipal de Serviços Públicos explanasse sobre as ações voltadas à pauta de pavimentação. “Nesta primeira etapa nos estruturamos para viabilizar a pavimentação das ruas, partindo da Estrada do Jequitibá, seguindo pela Alameda Carlos de Carvalho Vieira Braga até a altura do 935, contemplando a execução de drenagem e prevendo espaço para rede pública”, explicou Yansen.

Perguntado sobre a iluminação pública em led, o secretário da pasta informou que iniciou as tratativas com a CPFL, que é a concessionária, para dar início aos estudos de viabilidade. “Já havíamos trocado 100% da iluminação que já existia e somos cautelosos em adiantar a informação que em relação à expansão dependemos de estudos mais aprofundados, em conjunto com a CPFL, pois muitas vias são de servidão”, disse Yansen.

Ainda junto aos moradores a prefeita Capitã Lucimara também convidou o secretário municipal Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente a dar uma boa notícia aos presentes. “A pedido da prefeita verificamos que nesta área da Prefeitura é possível liberar parte dela [lote 41, da Alameda das Mangabeiras] e que também correspondente à construção que já existe no local, à criação do Centro Comunitário do bairro, que foi pedido por vocês”, falou Galasso.

Ao fim do encontro, o presidente da Associação dos Moradores Chácaras Alpinas perguntou sobre transporte público e escolar. Sobre o coletivo, a devolutiva conferida pela Prefeitura de Valinhos foi de que a pasta responsável está tratando do assunto. Sobre o escolar, foi informado que a questão será averiguada junto à Secretaria Municipal de Educação. “Sentimo-nos privilegiados pela presença de todos vocês, porque é um orgulho representar os moradores e receber uma atenção efetiva da pauta”, disse Xavier.

Local: Valinhos