A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informa que, a partir desta quarta-feira (23), o local de vacinação contra a Covid-19 (1ª, 2ª e 3ª doses) para jovens (a partir de 12 anos) e adultos foi transferido para o CETS, com acesso pela Rua Bahia, s/n, mesmo complexo onde fica localizada a Vigilância Epidemiológica, mas com entrada pela rua de cima. O horário segue sendo das 16h00 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Com isso, o posto fixo da Vigilância Epidemiológica, com entrada pela Avenida Brasil, nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana), passa a ser exclusivo para a aplicação da 4ª dose em idosos acima de 80 anos e com prazo de 122 dias após a 3ª dose.
O objetivo da mudança, separando os locais e os grupos, é oferecer maior comodidade e praticidade aos idosos que vão até o posto fixo da Vigilância Epidemiológica receber a 4º dose, já que antes, cerca de 250 pessoas, entre jovens e adultos, também eram vacinadas no mesmo local.
Os locais e horários de vacinação de crianças continuam os mesmos. Confira abaixo.
ENDEREÇOS E HORÁRIOS DOS LOCAIS DE VACINAÇÃO NA CIDADE:
Todos os locais sem agendamento prévio:
Vacinação crianças de 5 anos ou crianças imunossuprimidas (Pfizer):
- Posto fixo da Vigilância Epidemiológica: o posto funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de 2ª a 6ª feira, das 13h00 às 15h00;
ou
- UBS Vila Santana, de 4ª e 6ª feira, das 9h00 às 11h00.
Vacinação das crianças – crianças de 6 a 11 anos (CoronaVac):
De 4ª e 6ª feira - UBS Vila Santana, das 13h00 às 15h00.
De 2ª a 6ª feira: das 13h00 às 15h00 - Posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que fica na Avenida Brasil nº144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana)
Nas UBS´s abaixo: das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00
De 2ª feira: UBS Bom Retiro, UBS Jardim Jurema, UBS São Marcos, UBS Parque Portugal, UBS Pinheiros;
De 3ª feira: UBS Paraíso, UBS Jardim Pinheiros, UBS Jardim Jurema e UBS Imperial;
De 4ª feira: UBS Frutal, UBS Imperial, UBS Maracanã, UBS Macuco, UBS Portugal e UBS Vila Santana;
De 5ª feira: UBS Maracanã, UBS São Marcos, UBS Bom Retiro, UBS Vila Itália, UBS Frutal e UBS Reforma Agrária;
De 6ª feira: UBS Paraíso, UBS São Bento, UBS Vila Itália e UBS Vila Santana.
Documentos necessários para crianças e adolescentes:
Para a vacinação, é importante que seja apresentado, pelos adultos, o CPF e o comprovante de endereço no nome da pessoa e, se não tiver endereço no nome, levar declaração registrada em cartório. Se adolescentes, o comprovante de endereço pode ser nome dos pais. Já as crianças de 5 a 11 anos devem levar, além do CPF, ou Cartão SUS e do comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação. Importante, também, ressaltar que as crianças devem permanecer no local, após a vacinação, por 20 minutos, conforme protocolo do Ministério da Saúde, por segurança.
Também é necessário, para as crianças imunossuprimidas apresentar uma carta do médico para comprovação que deverá ser entregue e ficará arquivada. Os pais ou responsáveis devem fazer, também, o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. Que ajuda a agilizar o atendimento no momento da vacinação, evitando filas e aglomerações.
Vacinação de adolescentes (a partir de 12 anos), jovens e adultos (1ª, 2ª e 3ª doses)
- CETS, com acesso pela Rua Bahia, s/n, mesmo complexo onde fica localizada a Vigilância Epidemiológica. O horário de atendimento é das 16h00 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Lembrando que a 3a dose só está liberada, pelo Ministério da Saúde, para adultos acima de 18 anos.
Vacinação de idosos acima de 80 anos
- Posto fixo da Vigilância Epidemiológica: o posto funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de 2ª a 6ª feira, das 16h00 às 18h30;
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos