24 MAR 2022
MOBILIDADE URBANA
Programa de educação para o trânsito termina nesta 6ª feira em três escolas

Termina nesta sexta-feira, dia 25, o Programa de Educação para o Trânsito Clube do Bem-te-vi, que nesta edição foi transmitida para cerca de 720 alunos do 2° ao 5° ano das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Dirce Antonio (Parque dos Cocais), Dom Bosco (Jardim São Marcos) e Carlos de Carvalho Vieira Braga (Jardim Pinheiros), onde será o encerramento. A ação é uma parceria entre Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Educação, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Polícia Militar.

"Nossa preocupação com esse programa nas escolas é despertar nas crianças a consciência sobre um trânsito mais harmônico e ajudar a formar uma nova geração de motoristas e pedestres, cidadãos que irão transmitir valores como gentileza e respeito para as ruas", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O primeiro dia do programa foi realizado na EMEB do Jardim Pinheiros, onde os alunos receberam ensinamentos e orientações sobre diversos temas de segurança no trânsito, como atravessar na faixa de pedestres, cuidados ao andar de bicicleta, como conduzir as crianças ao atravessar uma rua, entre outras abordagens temáticas. Por meio de um teatro de fantoches e brincadeiras, a segurança no trânsito foi reforçada. Os policiais militares participantes foram o subtenente Edson Centamori e os cabos Marta Martins, João Carlos Rodrigues e Clodoaldo Soares.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Transito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Luciana Moreira, logo ao término da exposição no pátio da escola, os alunos voltaram para as salas de aula e passaram a debater os assuntos abordados com os professores. "A partir desses fundamentos os estudantes trabalharão na confecção de frases e desenhos, onde serão escolhidos e premiados os que tiverem mais próximos da temática proposta", disse.

O tema de trabalho voltado aos alunos dos 4° e 5° anos está sendo a frase "Juntos Salvamos Vidas", definido pela Resolução 871/2021 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para as campanhas educativas de trânsito em 2022 para todo Brasil. Já para os alunos dos 2° e 3° anos o tema será "Como vejo o trânsito em minha cidade", que será abordado por meio de desenhos. Como apoio aos trabalhos, os alunos ganharam cartilha, talão de multa mirim e mini CNH (Carteira Nacional de Motorista), e os autores dos melhores trabalhos serão premiados com mochila e camiseta.