Agentes da Defesa Civil de Valinhos e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar iniciaram nesta quarta-feira, dia 23, as ações de conscientização da população dos perigos do fogo e incêndio dentro da Operação Estiagem, e no planejamento para impactar positivamente os moradores das regiões agrícolas, onde mais acontecem acidentes no período de seca, iniciou o projeto com uma palestra para os alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Dona Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari.
"Oportuno agradecer a Secretaria da Educação, a direção da escola, as professoras e todos os envolvidos neste projeto de conscientização por abrir a agenda dos alunos para introduzirmos esse assunto de caráter ambiental tão importante para a vida de todos nós", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Abrangendo os alunos dos períodos da manhã e tarde, os agentes da Defesa Civil e bombeiros distribuíram cartilhas e conversaram com os alunos sobre os perigos do fogo, o que ele ocasiona na vida das pessoas, da fauna e da flora, e o que eles podem fazer, junto às suas famílias e amigos para evitar catástrofes. Para atrair ainda mais a atenção das crianças, o Corpo de Bombeiros fez a exposição de um caminhão autobomba e seus equipamentos de combate a incêndios.
O diretor da Defesa Civil de Valinhos, Marcos De Paula, enfatizou bem aos alunos na sua palestra que conversem com seus pais, vizinhos e amigos sobre as consequências do chamado "foguinho", aquela chama inicial que pode parecer inofensiva, mas num simples descuido pode se tornar em grandes chamas e devastar plantações e florestas. “Em muitos casos, o primeiro combate a um pequeno foco de incêndio, por exemplo, ajuda muito para evitar uma tragédia. Mas o ideal é que nem o ʼfoguinhoʼ seja aceso”, disse.
No próximo dia 29, terça-feira, está agendada uma nova palestra para os alunos da EMEB Ruriko Morita, no bairro Reforma Agrária, e em breve também na EMEB Tomoharu Kimbara, no Macuco.
BRIGADAS COMUNITÁRIAS - Outra medida que esta em andamento dentro da Operação Estiagem da Defesa Civil de Valinhos é a criação de brigadas comunitárias de emergência em alguns bairros suscetíveis a ocorrências, como Country Club, Macuco, Reforma Agrária, Alpinas e São Bento. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a meta e conscientizar e reunir pessoas voluntárias dessas regiões para receber treinamento de primeiro combate ao fogo.