28 MAR 2022
SAÚDE
Atendimento de pessoas com sintomas gripais volta a ser na UPA a partir de sexta-feira
A partir da próxima sexta-feira, dia 1º de abril, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, vai transferir os atendimentos de pessoas com sintomas gripais, que antes eram realizados no CEV1, para a UPA 24 horas. A mudança é em razão da queda de novos casos e pessoas que estão procurando por este atendimento na cidade, além da otimização do trabalho das equipes de saúde. Antes de agosto do ano passado, a UPA era o local de atendimentos exclusivos de casos de pacientes com sintomas gripais.

“Os atendimentos de pessoas com sintomas gripais caíram cerca de 88% nas últimas semanas, em relação ao pico da doença em janeiro por conta da Ômicron, onde chegamos a atender 379 pessoas em um único dia. Com isso, é mais otimizado que esses atendimentos aconteçam na UPA, que já possui toda a estrutura necessária, e voltar com os atendimentos das áreas de especialidades no CEV1”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Durante o período de alta nos casos de Covid-19 na cidade, ainda em 2021, uma estrutura ainda maior, com profissionais e equipamentos da saúde, foi implantada no CEV1 para melhor atender aos casos de suspeita da doença. Agora, o CEV volta a atender exclusivamente especialidades.

A Secretaria da Saúde monitora, dia a dia, a situação da Covid-19 no município. Caso ocorra uma nova alta nos casos de pessoas com sintoma gripais, essa estrutura de atendimentos poderá ser montada novamente em alguma unidade específica.

“A Prefeitura tem capacidade para montar toda essa estrutura novamente em até 24 horas. Portanto, continuaremos observando a situação em Valinhos e estamos a postos para agir rapidamente, caso necessário”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli,

Queda nos atendimentos, novos casos e internações

Os atendimentos de pessoas com sintomas gripais caíram 88,39% na cidade. De acordo com dados da Secretaria da Saúde, na última sexta-feira, 25 de março, o CEV1 realizou 44 atendimentos, enquanto no dia 12 de janeiro, período do pico da doença por conta da variante Ômicron, 379 pessoas chegaram a ser atendidas. O CEV1 está atendendo, em média, de 40 a 60 pessoas por dia durante a semana e de 20 a 30 pessoas por dia aos finais de semana.

Essa queda está alinhada também com a diminuição de internações na cidade. Nesta segunda-feira (28), Valinhos apresenta 8 pacientes internados nos dois hospitais, sendo 2 em leitos de UTI e 6 em enfermaria. Em janeiro deste ano, com a Ômicron, o número de internados chegou a 59, 32 em UTI e 27 em enfermaria.  No dia 31 de março de 2021, fase mais crítica da pandemia, 139 pacientes ficaram internados na cidade, sendo 70 em UTI e 69 em enfermaria.

Além disso, o número de novos casos e novos óbitos também teve queda expressiva. Em janeiro, a média de novos casos diários chegou a 167 e agora, em março, este número está em 12. A média de novos óbitos por dia, em março, está em 0,1, a menor desde junho de 2020, portanto, uma das menores desde o início da pandemia.

De 21 a 27 de janeiro, Valinhos teve 1.423 novos casos confirmados e 12 óbitos por Covid-19. Os números caem drasticamente, se comparados a esta última semana, de 21 a 25 de março, onde foram confirmados apenas 35 casos positivos e 1 óbito.

Como principal razão para este cenário positivo, a vacinação segue avançando na cidade. Nesta segunda (28), 79,81% da população total de Valinhos está vacinada com as duas doses. Desses, 56,79% já recebeu a 3ª dose do imunizante.

Local: Valinhos