A partir deste domingo, dia 1º de Dezembro, os registros de excesso de velocidade gerados pelas lombadas eletrônicas localizadas na Estrada do Jequitibá e Rua São Paulo (Vila Santana), em Valinhos, passam a vigorar. Isto significa que os motoristas serão efetivamente multados com base nas leis de trânsito.
A aplicação das multas passa a ocorrer após a aferição feita pelo INMETRO. Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, desde que os equipamentos foram ligados, no início de outubro, os registros não valeram para fins de efetivação das sanções. "Foram quase dois meses que consideramos como um período de adaptação dos motoristas, uma fase educativa", destacou.
Segundo o secretário, os equipamentos registrarão a passagem dos veículos e multarão os motoristas que excederem o limite máximo permitido para as vias, de 40 quilômetros por hora. "Uma das vantagens deste sistema de fiscalização eletrônica em relação ao de radares fixos é que a velocidade controlada pode ser menor que 50 e 60 km/h, além do próprio equipamento informar ao condutor a velocidade que ele trafega", destaca o secretário", explica.
Avenida dos Esportes – Também com o objetivo de prevenir acidentes, a Prefeitura deu início à implantação de uma terceira lombada eletrônica, na Avenida dos Esportes, sentido bairro/Centro, nas proximidades do CAFFI (Centro de Atendimento Farmacêutico e Fisioterápico).
Neste caso, a lombada contribuirá para a prevenção de atropelamentos, "pois neste trecho há travessia frequente de pedestres que se dirigem ao CAFFI para a retirada de medicamentos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, ou ao CAUE (Centro de Atendimentos de Urgências e Especialidades)", destaca o secretário.
"Tão logo este equipamento esteja instalado, haverá também a fase educativa aos motoristas até que a devida aferição seja feita pelo INMETRO, quando então as multas passarão a valer", afirma o secretário.