07 ABR 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa Famílias Fortes da Prefeitura de Valinhos inicia ações a partir do dia 12 deste mês

Prefeita Capitã Lucimara assinou, no ano passado, adesão ao Programa que inicia de forma inédita na cidade; famílias interessadas podem contatar o Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu na segunda-feira, dia 4, a 1ª reunião do Programa Famílias Fortes para adesão das famílias interessadas. O programa, que foi anunciado no ano passado, de forma inédita em Valinhos pela prefeita Capitã Lucimara, já começa a ser trabalhado junto às famílias após o trabalho de capacitação com os funcionários. 8 famílias referenciadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) começam a participar do programa a partir do dia 12, divididos em sete encontros semanais, Centro de Convivência do Idoso - Local: Rua Campos Sales, 49 - Centro - Valinhos.

“O programa foi bem aceito pelas famílias. Foi um sucesso. Todas as famílias convidadas aceitaram fazer parte do programa”, comemora a prefeita Capitã Lucimara , que lembrou a importância da preservação do núcleo familiar na estruturação de crianças e jovens.

Segundo o secretário, Argeu Alencar da Silva, os encontros terão duração de duas horas, com intervalo de 30 minutos. “Inicialmente, a proposta é trabalhar com famílias referenciadas no CRAS. O programa foi desenvolvido para famílias com crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos e seus responsáveis”, detalha o secretário.

O Programa Famílias Fortes tem por objetivo o bem-estar no âmbito da família, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares. As ações propostas visam criar uma relação positiva e favorável para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco. “As ações contarão com material audiovisual e didático, ministrados por meio de dinâmicas em grupo”, acrescentou o secretário.

Estiveram presentes na reunião Fabiana Lima Piccolo, diretora do Departamento, Dilce Ferreira dos Santos Costa, coordenadora, Adriana Recher de Freitas, psicóloga, e Letícia Maria Jacinto, assistente social, técnicas do CRAS Central e as oito famílias.

Para adesão ao Programa Famílias Fortes, as famílias interessadas deverão contatar o Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, pelo telefone (19) 3829-5510.
Local: Vallinhos _ SP