12 ABR 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura e Corpo de Bombeiros trabalham para amenizar efeitos da forte chuva de 6ª feira
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e Corpus Saneamento, concessionária da limpeza pública da cidade, continuaram trabalhando no final desta semana e nesta segunda-feira, dia 11, para amenizar os efeitos da forte chuva que caiu na noite da última sexta-feira, dia 8, derrubando cerca de 20 árvores e também um muro de residência no bairro São Luiz. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil finalizaram a fragmentação das árvores caídas para retirada e transporte pela Corpus.

De acordo com a Defesa Civil, choveu 41,5 mm entre 18h15 e 22h30 da sexta-feira e ventou muito, o que colaborou para quedas de árvores em diversos pontos de Valinhos, como Jardim Pinheiros, Capuava, Roncaglia, Monte Verde, entre outros, afetando também a rede de energia elétrica. Pelo menos um veículo foi danificado por uma árvore no bairro Bosque dos Eucaliptos, próximo ao Jardim São Marcos.

O Corpo de Bombeiros, conforme relatório, recebeu 16 chamados de quedas de árvores dos mais diversos portes, porém a Defesa Civil acredita que o número deve ter sido maior, em torno de 20 unidades, porque em muitos casos os próprios moradores tomaram providências por iniciativa própria, como em caso de condomínios que têm equipes próprias de manutenção interna.

Outra situação que atingiu diretamente a população foi a falta de energia na região do Jardim São Marcos, que impediu o funcionamento do bombeamento do reservatório elevado que atende a região alta do Jardim São Marcos. De acordo com o DAEV (Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos), a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foi acionada e reestabeleceu o fornecimento de energia ao logo do sábado, dia 9, e consequentemente a distribuição de água foi sendo normalizada.

No bairro São Luiz, o volume e força das águas foram tão intensos que um muro se rompeu e a lama formada com a água invadiu uma residência, atingindo diversos cômodos. De acordo com a Defesa Civil, que esteve no local, nos próximos dias deverá ser dada orientação aos moradores do bairro para que façam adequações nas vielas sanitárias de suas casas, para que estejam preparadas para suportar volumes de água e no futuro não ocorram incidentes como aconteceu na última sexta-feira, dia 8.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos