12 ABR 2022
Prefeitura segue com ações de prevenção e combate à Dengue em Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, segue com as ações de conscientização, prevenção e combate à Dengue. A cidade apresentou crescimento no número de casos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os anos anteriores, com 139 positivos até o momento, devido a grande quantidade de chuva no mês de março. No entanto, são dados iniciais do ano e a tendência é que os casos reduzam a partir de maio.

“Juntamente com as ações do poder público, é extremamente importante que a população também adote os cuidados de prevenção. Estamos fazendo a nossa parte com a conscientização dos munícipes e a busca ativa na cidade, que no período crítico da pandemia não pôde ser feita por conta da quarentena. Agora precisamos que o trabalho da população, que começa dentro de casa, esteja em sintonia com o nosso”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Até esta terça-feira, 12 de abril, Valinhos apresenta 139 casos positivos de Dengue, sendo 69 confirmados só no mês de março. Em 2019, o total de casos do ano todo foi de 220. Já em 2020, este número caiu para 53, devido a pandemia, e em 2021 subiu para 206.

“Neste ano, março teve um volume muito alto de chuvas, comparado com os outros anos, e o maior número de casos sempre é focado no primeiro trimestre, devido justamente ao período de calor e chuvas. A tendência é que esse índice diminua nos próximos meses, mas para isso precisamos seguir trabalhando em conjunto com a população na prevenção da doença”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

Diariamente, a Prefeitura realiza ações de prevenção e controle em trabalho multidisciplinar com as equipes de Vigilância Epidemiológica e agentes de combate às endemias. São feitas buscas ativas de suspeitos onde existem casos positivos, visitas casa a casa, onde a equipe procura criadouros de dengue e passa orientações aos munícipes, vistorias de pontos estratégicos da cidade e pesquisa de criadouros e imóveis especiais onde há provável transmissão.

Além disso, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizam ações que auxiliam no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como a Operação Cata Bagulho, recolhimento de lixos, espaços apropriados para colocação de entulhos e materiais inservíveis nos ecopontos e corte de mato.

Formas de prevenção contra a Dengue

A Prefeitura de Valinhos reforça para que os munícipes continuem mantendo os cuidados de prevenção contra a Dengue na cidade:

•    Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
•    Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
•    Limpar sempre as calhas dos canos;
•    Não jogar lixo em terrenos baldios;
•    Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
•    Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
•    Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
•    Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
•    Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
•    Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
•    Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.

Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro do Aedes Aegypti, podem denunciar ao sistema 156 e ao e-Ouve.

Local: Valinhos