27 ABR 2022
SAÚDE
Prefeitura contrata dois novos médicos psiquiatras para atuar no CAPS Infantil de Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, através da parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), efetuou a contratação de dois novos médicos psiquiatras para a rede pública de saúde da cidade, retomando a atuação desses profissionais no atendimento de crianças e adolescentes no CAPS Infantil (Centro de Atendimento Psicossocial).

“A contratação desses profissionais era uma demanda importante das famílias que precisam do serviço psicossocial na cidade e, com a ajuda do Cismetro, conseguimos concluí-la. Até então, as crianças estavam sendo atendidas pela equipe multidisciplinar do CAPS, mas o profissional psiquiatra estava em falta no mercado”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os novos profissionais contratados iniciarão o atendimento no CAPS Infantil a partir da próxima segunda-feira, 2 de maio. Lá, o serviço é composto por uma equipe multiprofissional composta por pediatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem e psiquiatras, que realizam atendimentos destinados a acolher crianças e adolescentes (menores de 18 anos) em situações de sofrimento mental grave, severo e persistente, estimulando a reabilitação social e familiar e promovendo iniciativas de busca pelo cuidado integral e humanizado.

“A equipe faz o acolhimento e escuta do problema apresentado e, logo após, se reúne para discutir as necessidades da família e definir como e onde será feito o atendimento, pois muitas vezes a demanda requer encaminhamento para outras unidades especializadas. O CAPS Infantil atende apenas situações de transtorno mental severo”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

As famílias que precisam deste tipo de atendimento na cidade podem procurar a unidade do CAPS Infantil, que fica na Rua Casemiro de Abreu nº 196 - Vila dos Coqueiros.

Por meio da parceria com o consórcio Cismetro, desde o ano passado, diversas ações foram feitas pela Saúde de Valinhos, desde exames de ultrassonografia, mutirões de consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, até a inserção de mais médicos para atendimento na rede, incluindo UBS´s, UPA e CEV´S.

Local: Valinhos