Pleito foi antecipado com aprovação da corporação
A Guarda Civil Municipal (GCM) elegeu nesta quinta-feira (30) quatro guardas civis que irão representar a categoria no Grupo de Trabalho para Discussão do Anteprojeto do Plano de Cargos e Salários. A próxima etapa é as Secretarias envolvidas no processo indicar um membro como representantes do Poder Público. Após a formação do grupo, a meta é promover reuniões semanais para criação do anteprojeto, que dará corpo ao estatuto da corporação.
Com a presença de 90 guardas civis – já que alguns se encontravam em férias, licenças e outros –, quatro dos seis candidatos inscritos foram eleitos: José Vicente Zanoti (71 votos); Flávio Doering (66), Thiago Lopes dos Santos (53) e Rosemary Lourdes dos Santos (51).
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Roque José Stringhini, o próximo passo é completar o Grupo de Trabalho (GT) com a indicação de um representante das Secretarias de Assuntos Internos, de Assuntos Jurídicos e Institucionais, da Fazenda, além de sua Pasta. “Estimamos entre 15 e 30 dias até a formalização dos indicados”, estima.
A previsão é uma reunião por semana com o GT completo. “Após sua elaboração, será remetido uma cópia ao prefeito Orestes Previtale, para aprovação, e à Fazenda, para promover estudo de impacto econômico e financeiro”, detalha. Após esta etapa, o anteprojeto vai para aprovação na Câmara do estatuto.
Antecipação – Inicialmente, a eleição estava prevista para a sexta-feira (31). Em função de reunião com o prefeito, Orestes Previtale, para tratar de outros assuntos, a corporação decidiu por unanimidade antecipar o pleito. Ao todo, estiveram presentes na reunião cerca de 100 pessoas, dos quais 90 guardas civis.