Evento festivo foi o primeiro após período crítico da pandemia. A alegria era evidente no rosto dos idosos
Todas as cadeiras do salão do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, estavam ocupadas nesta segunda-feira (2). A comemoração de 39 anos de atividades do órgão abriu a extensa programação dos 126 anos de Valinhos, celebrado no dia 28 deste mês. Teve bolos, cantoria, palestra, entrega simbólica de certificado aos representantes da 24ª edição dos Jogos da Melhor Idade e lembrancinhas a alguns idosos. Além da prefeita Capitã Lucimara Godoy, o evento contou com a presença do secretariado, dos vereadores e algumas autoridades.
A comemoração de abertura da programação de aniversário da cidade veio carregada de emoção. Os presentes, em sua maioria idosos, exibiam sorrisos e lembravam o retorno das atividades, após mais de dois anos. Alguns se emocionaram pela ausência de amigos. Os discursos também foram de agradecimento à vida. A prefeita lembrou do investimento na Saúde durante a pandemia, mas deu o tom no novo período. “Teremos novos grandes desafios, seja na Educação, no Desenvolvimento Econômico”, enumerou ela.
A prefeita também não se furtou em elogiar a disposição e garra dos idosos nestes tempos mais críticos. “Vir aqui é ver um exemplo de vida em cada um”, brindou ela. O secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, comprovou o dinamismo do valinhense com dados estatísticos, relacionando a longevidade (duração de uma vida longa) e o envelhecimento (aumento proporcional de pessoas em idade avançada) da cidade.
Em seu discurso, ele citou que a longevidade do valinhense é de sete anos a mais que o Estado de São Paulo, chegando a viver, em média, 79 anos. Já o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 83 para 104 em Valinhos, com relação ao Estado. “O CCI busca a qualidade. Queremos promover um trabalho de qualidade com gestão eficiente. Aqui o idoso se sente acolhido, tem exercícios. Temos o prazer de fazer um trabalho bem feito”, afirmou o secretário.
A mesa do evento foi composta pelo secretário de Esportes e Lazer (SEL), Felipe Zani, o vereador Alexandre Japa, que representou o Legislativo, o presidente do DAEV, Walter Gasi, além da prefeita e do secretário de Assistência Social. Os presentes entregaram lembranças à Rainha e Princesa da Associação da 3ª Idade de Valinhos, Maria de Fátima Silva e Maria de Fátima Tonon, respectivamente, e para Benedita Maria de Jesus, de 99 anos, que representou a longevidade na cidade.
Também foram entregues certificados referente ao Jogos da Melhor idade, realizado na cidade de Casa Branca, nos dias 21 a 24 do mês passado, ao casal João Franco de Lima Neto e Maria José da Costa Lima, que ficou em 3º colocação, com medalha de bronze na dança de salão, e ao chefe da delegação valinhense, Wesley Perceguini, representando a comissão técnica. Ao todo, participaram dos jogos 28 atletas e cinco pessoas da comissão técnica.
A comemoração envolveu ainda o retorno do Projeto Peixe & Cia, uma parceria com o DAEV, que recomeça as atividades nesta terça-feira (3), a partir das 7 horas, na Lagoa dos Figueiras. Na ocasião, foi entregue simbolicamente os cartões aos participantes Laércio Barbieri e Odecio Catelani. Ao todo, estão inscritos para participar da pesca 310 idosos, sendo 150 às terças e 160 às quintas-feiras.
O encerramento foi feito com uma apresentação do coral de cordas dos idosos, parceria com a Secretaria da Cultura, e uma palestra sobre água e seu uso racional, ministrada pelo presidente do DAEV, Walter Gasi. Estiveram presentes ainda os secretários da Cultura, Ricardo do Vale, e da Mobilidade Urbana, Redclife Sierra dos Santos, os vereadores Thiago Samasso e Gabriel Bueno.