04 MAI 2022
SAÚDE
Prefeitura aplicou 1.581 doses das vacinas contra Gripe e Sarampo no Dia D de vacinação
No último sábado (30), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu o Dia D de vacinação contra a Gripe e Sarampo, no qual foram aplicadas 1.581 doses das vacinas na cidade. De acordo com balanço divulgado, 1.332 doses da vacina contra a Gripe foram aplicadas em idosos com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Em relação a vacina do Sarampo, 249 doses foram aplicadas em trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

“A vacinação contra a Gripe e o Sarampo, além de proteger esses grupos contra as doenças, também evita que o sistema de saúde seja sobrecarregado com pacientes que procuram atendimentos com os sintomas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No Dia D, das 1.332 doses da vacina da Gripe, 600 foram aplicadas em idosos, 149 em profissionais da saúde e 583 em crianças. A partir da última segunda-feira (3), gestantes e puérperas também passaram a ser vacinadas em Valinhos.

No total, desde o início da vacinação de cada grupo, 9.650 idosos, 1.324 trabalhadores da saúde, 667 crianças e 70 gestantes e puérperas já foram vacinados na cidade. Confira os próximos grupos:

A partir de 9 de maio: vacinação de professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
A partir de 16 de maio: vacinação de povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviários, membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas, e trabalhadores portuários.

Já a vacina da Sarampo, no Dia D, foi aplicada em 116 profissionais da saúde e 133 crianças. No total, até esta quarta (4), 162 trabalhadores da saúde e 603 crianças já foram vacinadas na cidade.

A vacinação, tanto da Gripe, quanto do Sarampo, ocorre de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com horário de atendimento das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00.

Local: Valinhos