04 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em palestra de aniversário da cidade, CRAS Central comunica que passa a atender Reforma Agrária e entorno em escola municipal
Unidade fará reunião específica sobre o Programa Auxílio Brasil

Em meio às comemorações de 126 anos de Valinhos, durante palestra, o CRAS Central comunicou às famílias presentes que passará a atender o Bairro Reforma Agrária e entorno na EMEB Edina Bampa da Fonseca. O atendimento acontecerá sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas. Já no evento comemorativo, a unidade pública explanou sobre os serviços oferecidos e fez a entrega dos cartões de monitoramento do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

“Queremos atender as famílias, estar o mais próximo de cada uma e prestar o melhor serviço a todas, mas principalmente para aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social”, salientou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. O encontro teve como objetivo resgatar um pouco da história da cidade e estimular a participação de cada um na melhoria dos serviços ofertados pela Prefeitura.

A reunião foi conduzida pelas assistente social, Letícia Maria Jacinto, e a psicóloga, Maiara Laufer. Mais que apresentar os serviços executados pelo CRAS, ambas servidoras públicas estimularam o público a falar o que conheciam do atendimento da unidade da Assistência Social, sobre os serviços prestados e sugestões de melhorias para a cidade. “Ouvir as pessoas é importante, porque pode se partir do conhecimento delas, explicar o que já existe e construir novas coisas”, avalia o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Na explanação sobre os serviços do CRAS, as servidoras públicas comunicaram que passam a atender o Reforma Agrária e o entorno numa sala da EMEB. Segundo elas, o atendimento será às quartas, das 9 horas até as 11 horas, podendo ainda telefonar para o CRAS, visando agilizar o atendimento. Também foi entregue o cartão de monitoramento do Programa Auxílio Brasil, que deve ser retirado até dia 15 de junho, com risco de suspensão ou bloqueio do benefício.

Para melhor atendimento, o CRAS Central no dia 8 de junho, às 9 horas, na escola, fará um encontro com o grupo sobre o programa. O objetivo é explicar como manter seu cadastro atualizado para garantir o benefício.
Entre as interações ainda foi apresentado os conselhos municipais, sua atuação e a possibilidade de participação popular. Apesar de não ter direito a voto direto, porque existe a representação da sociedade civil, a população pode dar sugestões durante as reuniões dos conselhos municipais. As servidoras públicas explicaram que há 20 órgãos deliberativos na cidade, com representação em vários segmentos, como da criança e adolescente, da mulher, do idoso, entre outros.

Participação
Vinda do Paraná, moradora em Valinhos há 14 anos, Sirlene Leandro, de 38 anos, foi na reunião retirar o cartão de monitoramento do programa. “Eu gosto muito de Valinhos. Aqui tudo é pertinho, é sossegado e com bons serviços”, enumerou ela, que tem um filho de 12 anos na EMEB.

“Eu vou aproveitar para pegar o cartão do programa, mas com a palestra a gente poder ver que tem vários serviços que o CRAS oferece. Para mim, o bom foi saber que eles podem ajudar na hora de tirar a segunda via de documentos”, afirmou  Tainá Carolina Borba Rodrigues, de 24 anos, mãe de duas alunas também da escola.