10 MAI 2022
Valinhos apresenta desaceleração nos casos positivos de Dengue
Neste mês de maio, Valinhos apresenta tendência de queda no número de casos positivos de Dengue. Segundo balanço realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, nesta terça-feira (10), a cidade possui 365 confirmados, sendo 352 autóctones e 13 importados, além de 597 casos descartados. No entanto, os cuidados preventivos devem ser mantidos pelos munícipes.

“Conforme previsto, passados os meses de muitas chuvas, os casos positivos começaram a desacelerar. Podemos observar uma queda nas confirmações. Mesmo assim, continuamos em alerta e nossas equipes seguem com os trabalhos intensivos de combate e prevenção por toda a cidade. Peço que os munícipes também continuem nos ajudando”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os agentes de saúde realizam o trabalho de busca ativa diariamente no município. Desde o começo do mês, esse trabalho foi intensificado ainda mais, passando a ser feito também no início da noite, das 17h00 às 19h30, duas vezes por semana.

A busca ativa consiste em um levantamento casa a casa, para descobrir se mais pessoas estão com sintomas da Dengue em um determinado raio. Aproveita-se para fazer vistoria e propor soluções para eliminação de criadouros no imóvel. O agente faz o chamado ‘bloqueio mecânico’, que é a eliminação de criadouros nas residências, virando ou jogando fora um objeto com água, ou colocando produto químico (detergente, sabão em pó, cloro, etc.) ou larvicida.

“Mas além do trabalho da Prefeitura, contamos também com a ajuda da população, para que continuem com as ações diárias de prevenção contra a Dengue, eliminando os focos do mosquito Aedes Aegypti em casa”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Formas de prevenção contra a Dengue
•    Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
•    Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
•    Limpar sempre as calhas dos canos;
•    Não jogar lixo em terrenos baldios;
•    Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
•    Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
•    Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
•    Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
•    Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
•    Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
•    Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.

Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro do Aedes Aegypti, podem denunciar ao sistema 156 e ao e-Ouve.

Local: Valinhos