16 MAI 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Perigos do fogo e como evitá-lo foi tema de palestra da Defesa Civil e Bombeiros
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Valinhos realizaram no último dia 14, sábado, no Camping Macuco, a palestra sobre os perigos do fogo e como evitar as primeiras chamas para moradores das regiões agrícolas dos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari dentro das ações municipais da Operação Estiagem deste ano, que está sendo promovida em todo o Estado de São Paulo.

Dentre os participantes, além de moradores dos bairros, o evento teve a participação de representantes da Guarda Ambiental da Guarda Civil Municipal, da Fundação Florestal Estadual, que abrange o Parque Estadual da ARA (Assessoria de Referência Agrária) e Estação Ecológica, da AEVAL (Associação dos Empresários de Valinhos) e da Operação Corta Fogo do Estado de São Paulo, além dos agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy destacou que a administração municipal está ampliando a divulgação de informações acerca das prevenções aos princípios de fogo, que muitas vezes acontece de forma doméstica. "Grandes incêndios podem ter início de forma inocente, como uma bituca de cigarro jogada de dentro do carro na beira da estrada ou mesmo aquele ʹfoguinhoʼ para limpar uma sujeira no quintal. Por isso nossa preocupação com a conscientização", explicou.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Valinhos, Marcos De Paula, o foco principal das ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros é justamente a conscientização das pessoas, para que se tornem agentes propagadores de boas práticas ambientais. "Vamos continuar com nossa divulgação visando manter a população informada sobre os perigos do fogo, suas consequências e o que cada um deve fazer para evitar seu início", disse.

Conforme a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, até o final de maio, para todos os municípios paulistas, é o período da Fase Amarela da Operação Estiagem, que requer foco nas ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Durante este bimestre, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.

O fogo não controlado em floresta ou qualquer forma de vegetação, em áreas naturais ou rurais, recebe o nome de incêndio florestal. Estes eventos prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, as palestras visam ampliar os conhecimentos da população em geral sobre prevenção a incêndios e acidentes com fogo dentro do período de seca. "Como o ano passado tivemos muitas ocorrências de incêndio na região, queremos este ano nos antecipar na prevenção, capacitando as pessoas ao máximo para propagar os conhecimentos sobre defesa civil", explicou.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos