17 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem caminhada na cidade
Disque 100 garante ligação anônima e salva crianças e adolescentes. Denuncie!

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além das entidades assistenciais, farão nesta quarta-feira (18) uma caminhada em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído por lei no dia 18 de maio. A concentração da caminhada será no CACC, às 8 horas, com término previsto no Largo São Sebastião, com cartazes e faixas.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy acredita ser primordial a divulgação do Disque 100 como forma de denúncia anônima. “Denuncie! Precisamos de todas as formas proteger nossas crianças e adolescentes. Não só em Valinhos, mas em nosso país, no mundo inteiro. As crianças e os adolescentes são nossas responsabilidades”, afirmou a prefeita.

“O CMDCA de Valinhos, juntamente com entidades de assistência social do município, e as equipes técnicas dos CRAS e CREAS estão em mobilização em atividade de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visando sensibilizar para a relevância do tema”, explicou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

O CMDCA alerta que, para entender a importância de enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, é essencial conhecer o contexto e a dimensão dessa questão. A falta de conhecimento sobre os direitos da infância e adolescência também contribui para o aumento das violações. “Focar nas campanhas educativas de prevenção é um caminho”, acrescentou o secretário.

Abuso sexual e exploração sexual
Ambos, na verdade, se caracterizam como violência ou abuso sexual. A diferença está no fato de que na exploração sexual há a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos, ou seja, vendem-se seus corpos para conseguir dinheiro.

Segundo o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), você deve fazer uma denúncia no caso de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, de qualquer tipo, incluindo a violência sexual (abuso ou exploração sexual). Assim como, é papel dos profissionais da rede de atenção à infância e adolescência identificar e denunciar tais situações.

Sobre o dia 18 de maio
Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de Maio representa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Serviço:
Caminhada
Dia: 18 de maio (quarta-feira)
Horário: a partir de 8 horas
Local: CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) Av. dos Esportes  S/N- Vila Olivo  - Valinhos
Grupo de Mobilização:
- Poder Público: Secretaria de Assistência Social (Cras Central I, Cras Central II,         Cras Figueiras, Cras São Marcos e CREAS); e
- Sociedade Civil: Entidades (Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos – Família Acolhedora; Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos  - SCFV; Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia – COHCRIC – SCFV; Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos; Aces - SCFV; e Centro de Cidadania Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Dorothy Stang)
 Apoio: CMDCA e FEAV