18 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Caminhada de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes alerta com cartazes, faixas e folhetos
Todos os dias é dia de proteger nossas crianças e adolescentes. Denuncie!

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, entidades assistenciais, Circulo Amigo dos Patrulheiros da cidade e a EE Prof. Antônio Alves Aranha, promoveu caminhada em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quarta-feira (18). A ação chamou atenção pela manifestação por cartazes, faixas e folhetos no centro da cidade e semáforos.

“Todos os dias devemos proteger nossas crianças e adolescentes, mas esta data serve como um holofote para evidenciar a situação”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A concentração foi no CACC, atravessou o terminal rodoviário, fez barulho com os instrumentos musicais no hall da Prefeitura e finalizou no Largo São Sebastião.

Ao longo do trajeto, os participantes entregaram a tradicional flor amarela, símbolo da campanha, em manifestação por onde passaram e nos semáforos centrais. “Valinhos hoje apresenta políticas públicas satisfatórias em harmonia entre a Assistência Social, os CRAS’s, o CREAS, as UBS’s, com ajuda da CGM”, enumera o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

A presidente do CMDCA, Clara Noronha de Oliveira Queiroz, promotora do evento, se mostrou feliz com o resultado da mobilização, que atraiu cerca de 500 pessoas. “Eu parabenizo a ação que reuniu jovens, entidades, Prefeitura”, reforçou a presidente do conselho municipal.

“É preciso alertar todos os dias sobre a violência das nossas crianças e adolescentes”, afirmou a presidente do Centro de Cidadania Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Dorothy Stang, Maria Teresa Del Niño Jesus Espinós de Souza Amaral, a dona Terezita Amara, também presidente do Conselho Municipal da Assistência Social.

Já Lidiane de Fátima Recco, da Casa da Criança e do Adolescente, o movimento serve ainda para que a responsabilidade seja compartilhada por todos. “É preciso mobilizar para conscientizar”, afirmou ela.

A caminhada ganhou reforços com os alunos da escola estadual e os patrulheiros, que chegaram com um mini fanfarra. “A gente tem informação, mas é preciso sempre mais”, garantiu a aluna S.S.C, de 16 anos. Para R.J., de 17 anos, é importante fazer barulho nesta data, para conscientizar os direitos das crianças e adolescentes. “Porque tem muita maldade. É algo que choca a gente”, garantiu R.J.

Estiveram presentes ainda o vereador Fábio Damasceno e representantes dos Cras Central I, Cras Central II, Cras Figueiras, Cras São Marcos e CREAS, do Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia – COHCRIC – SCFV e Aces - SCFV.

Sobre o dia 18 de maio
Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de Maio representa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.