20 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em comemoração ao aniversário da cidade, CRAS Figueiras promove acolhida a refugiados

CRAS formou grupo para ajudar com recolocação no mercado de trabalho

A equipe do CRAS Figueiras, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, promoveu acolhida a dois grupos de famílias de imigrantes e refugiados em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado dia 28 deste mês. Durante o evento realizado nesta sexta-feira (20), foram apresentados os serviços públicos e apresentaram a história da cidade. A acolhida foi feita em português e espanhol e com um lanche para que todos se sentissem em casa, principalmente as crianças presentes.

“Valinhos tem um povo acolhedor e trabalhador. É importante esta proximidade entre poder público e população”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo ela, a ideia de apresentar o CRAS e outros serviços, por meio de palestras durante o aniversário, foi uma forma de acolhimento, em que todos pudessem ter acesso aos seus direitos.

A palestra foi feita pela equipe do local, composta pela supervisora, a psicóloga Michele Fassoli, a assistente social, Mariana Cechet, as estagiárias Rita Pádua e Beatriz Cristina Alves, de Psicologia e Serviço Social, respectivamente, além do administrativo André Fachini. A recepção coube às estagiárias, ficando a recepção em espanhol sob a responsabilidade de Beatriz, que foi elogiada pelo grupo imigrante.

A recepção foi calorosa, inclusive com pipoca para as crianças. “Se apresentem e contem alguma curiosidade sobre você”, estimularam as estagiárias. Em seguida foram apresentados os serviços prestados na cidade, como o Conselho Tutelar, Casa dos Adolescentes, patrulheiros e a Educação (creches e escolas), entre outros. Assim como os serviços para a família e indivíduo, como o CREAS, CAPS (adulto e infantil), UBS, UPA e outros. Além da explicação de cada serviço, foram definidas a quem se destina e como chegar até eles.

A médica cubana Danay Ortíz Alarcón, de 32 anos, deixou o currículo para que o grupo auxiliasse em sua busca por um emprego. “É preciso ter emprego para que a pessoa se sinta bem. Aguardo o processo de homologação do meu diploma, mas isto demora ainda. Preciso de um emprego”, disse ela, que se encontra no Brasil há dois anos.

“Eu já conhecia os serviços do CRAS e o que se tem na cidade”, afirmou Jusmelis Henriques, 38 anos, que estava acompanhado do marido e filhos. Ambos estão empregados, a filha frequenta a EMEB Vice Prefeito Antonio Mamoni, no Jardim das Figueiras e já usam a UBS do bairro. “Nós gostamos muito daqui”, afirmou ela, que vive na cidade há cinco meses.