27 MAI 2022
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura promove ação de educação no trânsito para alunos da APAE
Na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para uma ação de conscientização sobre segurança no trânsito com os alunos, que faz parte das programações de aniversário da cidade e Maio Amarelo. Ao todo, 25 crianças participaram da dinâmica, que contou com jogos educativos e uma prática de travessia em faixa de pedestre.

“Ficamos muito felizes em poder ensinar as crianças da APAE sobre as regras de trânsito. É mais uma importante ação educativa e de conscientização para um trânsito mais seguro em Valinhos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Foram apresentadas placas de sinalização de trânsito para os alunos aprenderem o significado. Depois, a equipe da Mobilidade Urbana organizou uma gincana com várias brincadeiras, na qual as crianças foram divididas em equipes. Elas brincaram de acertar o significado das placas e jogo da memória. Além disso, os alunos tiveram que separar, dentro de um montante de oito figurinhas, quatro que representam peças integrantes de um veículo, como pneu, retrovisor, volante e banco.

Para finalizar a dinâmica, a equipe, acompanhada por um fiscal de trânsito, realizou a travessia em uma faixa de pedestres na rua lateral da APAE e explicou o significado das sinalizações do local, como a vaga de estacionamento preferencial e placa de deficientes físicos.

“Nós mostramos que eles precisam da ajuda do adulto para atravessar, como é importante olhar para os dois lados da rua e andar na calçada, enfim, todas as regras para transitar em segurança”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Local: Valinhos