30 MAI 2022
Defesa Civil e Guarda Ambiental realizam treinamento com servidores municipais
Servidores municipais de diversas secretarias da Prefeitura de Valinhos receberam na manhã do último dia 27, sexta-feira, um treinamento com a Defesa Civil e Guarda Ambiental Municipal sobre noções de como evitar incêndios dentro da Operação Estiagem 2022, que está sendo promovida em todo Estado de São Paulo e também visando à formação do GAE (Grupo de Ações Emergenciais) com servidores da Prefeitura para dar apoio de forma voluntária à Defesa Civil em casos de emergências. Nesta sexta-feira, dia 3 de junho, será realizada uma nova etapa desses procedimentos, com a participação do Corpo de Bombeiros.

"Importante salientar que estes treinamentos vão abordar diversas situações não apenas visando a Operação Estiagem ou precauções contra o fogo, mas toda ocorrência que seja necessário o emprego de ajuda das nossas secretarias municipais e de seus servidores, que estão representados no Grupo de Ações Emergenciais", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Com apoio da Guarda Ambiental Municipal, os servidores municipais receberam ensinamentos sobre leis ambientais, cuidados com estiagem e queimadas, aplicação de multas e outros assuntos atuais ligados ao período de poucas chuvas. "No ano passado tivemos muitas queimadas, o que percebemos que vem subindo ano a ano. Por isso queremos estar difundindo, a todo o momento e para diferentes públicos, a necessidade dos cuidados para evitar os primeiros focos de fogo", explicou o diretor de Defesa Civil, Marcos De Paula.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, que participou do treinamento, destacou que é importante o envolvimento cada vez maior da sociedade na prevenção a incêndios e outras ocorrências, pois através de uma simples instrução acontece a propagação de uma cultura de impedimento ao fogo.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, obviamente esses voluntários não farão o trabalho do Corpo de Bombeiros ou de agentes da Defesa Civil, mas sim colaborar com questões que já fazem parte do cotidiano de suas atividades como abrir um ginásio para abrigar famílias, levar uma cesta básica de alimentos ou conduzir uma vítima até um pronto-socorro.

"Queremos alinhar os procedimentos de defesa civil com os componentes desse grupo, para que cada um saiba suas obrigações e o que fazer nos momentos de crise no caso de enchentes, queimadas e demais incidentes que atinjam grupos de pessoas", salientou Cruz.