31 MAI 2022
Defesa Civil promove palestras em empresas sobre combate a incêndios
A Coordenadoria de Defesa Civil de Valinhos começou a visitar empresas para promover a conscientização sobre o combate a incêndios, dentro das atividades da Operação Estiagem 2022 que está em andamento em todo o Estado de São Paulo. A ideia é promover ações de prevenção e de defesa, capacitar os funcionários destes estabelecimentos a agir caso se deparem com focos de incêndio no próprio local de trabalho e perto deste, e assim multiplicar parceiros na antecipação aos princípios do fogo.

"Infelizmente, quem ateia fogo em algum lugar não prevê as consequências para a sociedade, e por vezes empresas são atingidas pelas chamas por estarem instaladas perto de matas. Neste sentido, é importante para as empresas terem funcionários capacitados nos primeiros combates a incêndios, que podem agir até a chegada do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A primeira a receber noções de combate ao fogo, na semana passada, foi uma empresa de ônibus que atua no transporte de passageiros. O diretor de Defesa Civil, Marcos De Paula, disse que por estar instalada ao lado de uma área verde, o treinamento foi importante para os funcionários deste estabelecimento, pois veículos sempre ficam estacionados no pátio e podem ser alvos de um incêndio oriundo da mata, além dos cuidados com os combustíveis armazenados no local. "Realizamos também um treinamento das funcionalidades dos extintores de incêndio, descrevendo cada tipo, sua classificação e indicação para cada material", afirmou De Paula.

Nesta semana novas empresas serão visitadas, e segundo o Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, os empresários que tiverem interesse em receber a Defesa Civil podem entrar em contato pelo telefone (19) 3859-2055 para receber orientações em como proceder para fazer o agendamento.