31 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CRAS Central II encerra comemoração dos 126 anos de Valinhos nesta terça-feira, 31
Fundo Social também participou dos festejos, levando o Bazar Itinerante à população

O CRAS Central II, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, encerrou a extensa nesta terça-feira (31) a programação dos 126 anos da cidade, que durou o mês de maio inteiro. Comemorado no dia 28, o aniversário contou com várias palestras, brincadeiras, atendimentos aos Imigrantes e Refugiados e atividades geracionais nas quatro unidades públicas da cidade, sempre tendo a história da cidade como pano de fundo. O início da programação oficial foi com a comemoração dos 39 anos de atividades do Centro de Convivência do Idoso.

“Comemoramos o aniversário da cidade com as pessoas que nasceram aqui, que continuam a morar aqui e os que escolheram a cidade para fazer de Valinhos o seu lar. A comemoração foi uma das mais lindas porque o presente foi para cada valinhense nascido ou de coração que pode conhecer melhor seus direitos e fortalecer o seu vínculo afetivo com a cidade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Em todas as atividades a história da cidade foi recontada, cada uma do seu jeito dependendo do público presente.

As quatro unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) - o Central, o Central II, o Figueiras e o São Marcos - propuseram atividades diferenciadas, apesar do tema ser apresentar os serviços e benefícios que a população dispõe em cada uma delas. Tais como cesta básica e auxílio natalidade, Benefício de Prestação Continuada, inserção no Cadastro Único e referenciamento no CRAS.

As atividades tiveram início no CRAS Central II no dia 3, se estendendo para os dias 10, 17, 24, encerrando nesta terça-feira (31). Entre as atividades propostas estava uma brincadeira com um dado grande, com cada lado uma “carinha” retratando o estado de espírito de cada. Com esta ação, cada presente fez sua apresentação, falando sobre suas perdas, alegrias e esperanças, num clima carregado de acolhida

A explanação foi feita pela assistente social Géssica Porto de Oliveira, a psicóloga, Tatiane Gonçalves Tomizawa, auxiliadas pela monitora técnica, Raquel Trombetta Lira.

O CRAS Central recebeu várias famílias nos dias 4 e 11, com atividades na EMEB Edina Bampa da Fonseca, no Bairro Reforma Agrária. Além da tradicional apresentação dos serviços, houve ainda uma roda de conversa sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destinado aos alunos do 9º ano. Foram apresentando exemplos de situações cotidianas, inclusive presentes na internet, um meio que os adolescentes passam horas.

A reunião foi conduzida pelas assistente social, Letícia Maria Jacinto, e a psicóloga, Maiara Laufer, além da monitora técnica, Rosemeire Oliveira.

No CRAS Figueiras, o trabalho foi desenvolvido especificamente para famílias imigrantes e refugiadas, no dia 20. No espaço, famílias cubanas, venezuelanas e chilenas, principalmente, foram recepcionadas com um lanche, inclusive com pipocas para as crianças presentes. Foram apresentados os serviços do Conselho Tutelar, Casa dos Adolescentes, CAPS (adulto e infantil), UBS, UPA e outros. Além da explicação de cada serviço, foram definidas a quem se destina e como chegar até eles.

A palestra foi feita pela equipe do local, composta pela supervisora, a psicóloga Michele Fassoli, a assistente social, Mariana Cechet, as estagiárias Rita Pádua e Beatriz Cristina Alves, de Psicologia e Serviço Social, respectivamente, além do administrativo André Fachini.

O CRAS São Marcos promoveu dois dias de encontro geracional, nos dias 24 e 26, em sua sede. Um com os usuários da Casa da Criança e outro do COHCRIC  (Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia) e as idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. O grupo de crianças e adolescentes se sentaram em tapetes no chão e as idosas em cadeiras ao seu redor.

Entre risos, os encontros entre gerações tiveram bolo, exibição de desenhos, brincadeiras e a história da cidade como pano de fundo. A reunião foi conduzida pela equipe da unidade pública, composta pelas supervisora Marislei Linares de Pádua, a monitora técnica, Valdete Marcelli Abrilio, a monitora de artesanato, Helen Martins da Silva, a psicóloga, Rosana Lemos Torres, a assistente social, Amanda Inacio Faciroi, além da estagiária de Psicologia, Kelly Karoline Amorim Mafra.

Projeto Prefeitura no Bairro
O CRAS Central também realizou 36 atendimentos durante o Projeto Prefeitura no Bairro, realizado no sábado e domingo (21 e 22), na EMEB Marli Aparecida Borelli Bazetto, no Parque Portugal. Também foram distribuídos folders alertando sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18, a violência contra a mulher e o funcionamento da unidade pública.

Participaram do evento cinco funcionárias da Secretaria. São elas a coordenadora da Proteção Básica, Luciana Molinari; a supervisora Marta Cristina do Nascimento; a monitora técnica, Rosemeire Aparecida Gomes Oliveira; a estagiária de Serviço Social, Giulia Silva Rodrigues; e a estagiária de Psicologia, Krystal Ann Taylor.

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) também promoveu nestes dois dias, dentro do Projeto Prefeitura no Bairro, o Bazar Itinerante. Compareceram ao evento mais de 300 pessoas por dia. Além de produtos com qualidade, o preço praticado foi de apenas R$ 1,00.

Idoso
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) abriu no dia 3 as comemorações do aniversário da cidade com uma dupla celebração. O local completou 39 anos de atividade e a cidade 126 anos. Durante o evento, foi anunciada ainda a retomada do Projeto Peixe & Cia, em parceria com o DAEV (Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos). Também houve a entrega de certificado aos participantes da 24ª edição dos Jogos da Melhor Idade.