02 JUN 2022
Segurança Pública intensifica aproximação com sociedade com imersão na APAE
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos está se aproximando cada vez mais da sociedade por meio de promoções de eventos e participações de acontecimentos em instituições. Na manhã desta quarta-feira, o secretário da pasta, Osmir Cruz e o inspetor Pelegrini, da Guarda Civil Municipal, participaram do projeto pedagógico Abraçando a Inclusão Social com alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Valinhos, criado pela entidade para marcar os 126 anos de aniversário da cidade.

"Como administradores públicos, queremos cada vez mais estar perto das pessoas, nos bairros, nas instituições, promovendo essa aproximação por meio de palestras, apresentações, cursos e demais meios que possamos promover o bem estar e qualidade de vida da sociedade", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A visita do secretário Cruz e do inspetor Pelegrini compôs uma bate papo descontraído com os alunos, onde foram abordados pontos do trabalho de segurança da cidade como função da Guarda Civil Municipal, controle da criminalidade, diálogo e cooperação entre as forças de segurança que atuam no município, planos para o futuro com a implantação do Centro de Operações e Inteligência, que vai criar um cinturão de monitoramento por câmeras, entre outros assuntos. "Além disso, pudemos passar um pouco da nossa vida profissional e pessoal e assim houve uma aproximação bem legal com os alunos", destacou o secretário.

No mês de maio, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania promoveu diversas atividades abertas ao público nessa linha de imersão social como a palestra sobre violência doméstica contra mulher com a delegada aposentada da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Teresinha de Carvalho, curso de noções de defesa pessoal para mulheres com o subcomandante Leandro Pereira, treinamento da Defesa Civil sobre combate ao fogo dentro da Operação Estiagem, apresentação do Canil e do Coral da Guarda Civil Municipal na Praça Washington Luiz em diferentes datas, distribuição de cobertores para pessoas em vulnerabilidade pessoal, entre outros.

E junho já começou com a promoção do curso de primeiros socorros para profissionais do ABC Centro de Educação Infantil, nesta terça-feira, dia 31 de maio, ministrado pela inspetora da Guarda Civil Municipal Magalhães, que abordou, entre outros temas, como proceder para o desengasgamento de bebês. "Além de termos uma equipe altamente qualificada em várias áreas que agregam qualidade de vida aos moradores da cidade, nossos profissionais estão predispostos a oferecer suas experiências para a comunidade, ampliando assim a relação de aproximação com as pessoas", salientou o secretário de Segurança Pública.

Autor: Departamento de Imprensa - Prefeitura de Valinhos