06 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Adestrador doa equipamento de treino para Canil da Guarda Civil Municipal
O adestrador e proprietário de canil Cláudio Toffoli, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Canil da Guarda Civil Municipal de Valinhos, doou para a corporação um macacão de treinamento conhecido como bite suíte, para melhor desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades dos agentes K-9 que fazem parte do grupamento. Nesta segunda-feira, dia 6, a subinspetora Mara e os guardas civis municipais Tonini e Lopes, todos do Canil, receberam Toffoli para um teste do novo equipamento com os cães.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destacou que é motivo de orgulho constatar o trabalho da Guarda Civil Municipal ser reconhecido por diversos setores da sociedade. "Por vezes recebemos votos de louvor, agradecimentos que chegam de diversas formas, muitas vezes anônima, e contribuições que nos dão a certeza de estarmos fazendo um bom trabalho para a sociedade na área de segurança", destacou Cruz.

Cláudio Toffoli disse que fez a doação do bite suit com muita satisfação, pois entende ser essencial o trabalho do Canil da Guarda Civil Municipal para a segurança de Valinhos. "Somos profissionais que formamos uma comunidade que entende a importância dos cães para o desenvolvimento de diversas atividades para o bem estar social, e acho essencial colaborar para o bem deste trabalho", destacou o adestrador.

De acordo com a subinspetora GCM Mara, o bite suíte é um traje de corpo todo utilizado principalmente para treinar a mordida dos cães na neutralização e imobilização de um suspeito em perseguição, que protege de forma eficaz o guarda municipal durante o treinamento do agente K-9. "Com esse macacão conseguimos treinar a pegada que queremos que o cão dê no suspeito durante o encalço", disse.

Por sua vez, o comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, um dos pioneiros responsáveis pela implantação do Canil em 2004, salientou que se sente honrado pelo reconhecimento que o grupamento de cães da corporação alcançou na cidade e na Região Metropolitana de Campinas após cerca de 18 anos de trabalho. "Foi um sonho que agora está concretizado e recebemos dia a dia a aclamação de diversas partes da sociedade".

Atuamente a equipe de Canil é formada pela subinspetora Mara e os GCMs Lopes, Tonini e Quemel.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos