09 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Atendimentos nos primeiros dias do Poupatempo de Valinhos ocorrem dentro da normalidade
Integrado ao Detran-SP, posto tem capacidade para realizar até 160 atendimentos diariamente

Desde que o atendimento na nova unidade do Poupatempo em Valinhos foi iniciado, há 9 dias, os serviços oferecidos pelo órgão estadual já estão sendo bem procurados pelos munícipes. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura, que atuou por intermédio da prefeita Capitã Lucimara em parceria com o Governo do Estado para a implantação da unidade na cidade, tudo está transcorrendo normalmente neste primeiro momento dos atendimentos, ainda em fase de testes nos sistemas e para colocar em prática o treinamento dos colaboradores, mas com todos os serviços funcionando.

Acompanhada dos filhos, a dona de casa Ana Keila Volpato aproveitou a oportunidade nesta semana para fazer o RG das 3 crianças. “Eu achei bem melhor aqui do que ter que ir até Campinas, com as crianças pequenas, ficou ótimo”, elogiou. A sede do Poupatempo em Valinhos está localizada no Caribe Center, na Rua João Previtale, 2.800, no Jardim São Marcos, em espaço anexo ao Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), alugado pela Prefeitura para o funcionamento dos dois órgãos.

"Estamos muito contentes que o Popupatempo em nossa cidade já é uma realidade. É mais uma conquista do nosso Plano de Governo. Iniciamos o trabalho no ano passado, junto ao Estado, e hoje já temos, em Valinhos, esta funcionando para todos, com qualidade, rapidez e facilidade que o caracteriza. Além de trazer para a cidade serviços que antes a população tinha que se deslocar até Campinas. Este também é mais um investimento em Inovação na gestão pública que temos implantado na cidade e vamos avançar, também, em breve, em relação aos serviços municipais, colocando Valinhos, de fato, na rota além de uma Cidade Digital, de uma Smart City (Cidade Inteligente, que com Tecnologia e Inovação atende as demandas do valinhense)", destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Na primeira semana, a unidade do Poupatempo Valinhos, que foi aberta no dia 1º de junho, começou atendendo por demanda espontânea, mas desde esta segunda-feira (6) já há a necessidade de agendamento prévio para o atendimento no posto do Poupatempo, que pode ser realizado pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

A unidade tem capacidade para 160 atendimentos por dia, com serviços presenciais de solicitação de RG (primeira via e alteração de dados), serviços do Detran.SP, da CDHU, e outros, além da disposição de dois totens para realização de serviços eletrônicos pelo próprio munícipe, sem a necessidade de aguardar um atendente. Mas em caso de dificuldades também há a presença de funcionários para ajudar a esclarecer as dúvidas do autoatendimento nos totens.

Outros tantos serviços são disponibilizados de forma online, como: segunda via e renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, e outros, permitindo que o munícipe tenha acesso às suas necessidades no conforto da sua casa e com toda assistência virtual. Atualmente, são mais de 200 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens.

“Tudo está saindo dentro do esperado, com os atendimentos sendo realizados normalmente pelos colaboradores que estão em treinamento, de forma assistida pela Prodesp, que é a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Segundo ele, o início do funcionamento dos serviços oferecidos pelo Poupatempo é um grande avanço para Valinhos, visto que esta unidade atenderá e beneficiará mais de 130 mil habitantes. “Antes os moradores tinham que se deslocar até campinas para solucionarem suas pendências, e agora com uma unidade na cidade ficou muito mais prático e rápido o acesso aos serviços”, avaliou.

Serviço – Poupatempo de Valinhos

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h.
Endereço:Estrada Municipal, 415, lojas 52 a 61 - bairro Samambaia - Jardim São Marcos - Valinhos - SP - CEP: 13272841 .

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos