09 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos prossegue com festejos típicos dos meses de junho e julho em unidades escolares
Foto Noticia Principal Grande
Alunos da Emeb Jorge Bierembach de Castro durante evento no último dia 4 de junho
Dentro de proposta pedagógica de ensinamento e valorização das culturas típicas brasileiras, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando em sua rede municipal de ensino festejos neste mês de junho que prosseguirão em julho e agosto em uma programação repleta de apresentação de danças, da tradicional quadrilha com direito a casais de noivos, comidas típicas, barracas de brincadeiras e muitos mais.

Para a prefeita Capitã Lucimara, as comemorações conforme a tradição cultural do país devem ser resgatadas e mantidas. “Sabemos que as comemorações e festas típicas da cultura caipira brasileira, que são tradição em junho e julho e até mesmo em agosto, são grandes momentos de interação social e lazer e especialmente de conhecimento. Nas escolas do país a tradição foi implantada para estimular os alunos a conhecerem todos os elementos envolvidos na formação cultural do nosso povo de maneira prática e divertida. E é com este propósito também que nossa rede municipal de ensino está promovendo esses momentos importantes de  envolvimento entre os alunos, pais, educadores e funcionários”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com a Secretaria de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, cada escola promove o evento de maneira organizada pela própria direção e coordenação das unidades. As celebrações na rede municipal de ensino começaram no último sábado (4), na Emeb Jorge Bierrembach de Castro (Parque das Colinas), e prosseguem até o dia 6 de agosto.

Ao todo, 17 unidades educacionais entre Cemei´s (Centros Municipais de Educação Infantil) e EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) reservaram datas entre os meses de junho, julho e agosto para promover os eventos festivos e abertos à comunidade escolar e aos familiares dos alunos, com elementos decorativos como as bandeirinhas, as deliciosas comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e apresentações culturais e de dança dos alunos. (Segue abaixo a programação).

Entre as unidades que se programaram para eventos foi a EMEB Governador André Franco Montoro, do Bom Retiro. O diretor da escola, Alceu Bento Petenuci Junior, disse que o evento é aberto a toda a comunidade e que esta será, desde que ele iniciou como diretor, a quinta festa promovida, com o nome de ‘Arraial do Montoro’, como é conhecida.

“Estas festas juninas ou julinas servem para reforçar entre os alunos as tradições culturais do nosso país, região, valorizando as danças e costumes e resgatando nos alunos o conhecimento e aprofundamento sobre esses conteúdos que são trabalhados em sala de aula e na festa levados na prática. Mas nesse ano o evento tem um caráter muito especial, afinal foram dois anos sem ter festa nenhuma na escola por causa da pandemia e o evento coletivo será uma nova oportunidade da comunidade aqui do Bom Retiro de retomar o contato entre todos, da escola se aproximar dos familiares”, disse o diretor que destacou que os pais inclusive ajudam a montar a festa e o dinheiro arrecadado com as barracas de brincadeiras e comidas típicas é revertido para a APM (Associação de Pais e Mestres) da escola.

Programação
- Cemei Professor Oswaldo Müller (Jd. América II): 25/06 (sábado) – 10h00 às 14h00;
- Emeb Neize Mathedi (Jd. Jurema): 25/06 (sábado), somente dança das 8h00 às 12h00;
- Emeb Prefeito Jerônimo Alves Corrêa (Jd. do Lago): 25/06 – das 11h00 às 17h00;
- Cemei Antonio Montero Filho (Jd. São Marcos): 02/07 – das 9h30 às 13h00;
- Cemei Alberto Juliano Serra (Jd. Maracanã): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 14h00;
- Emeb Lelia F. Bueno Leme (Jd. Imperial): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 14h00;
- Emeb Governador André Franco Montoro (Bom Retiro); 02/07 – das 10h00 às 17h00;
- Cemei Octávio Quércia (Capivari): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Capivari): 02/07  (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Luiz Anntoniazzi (Jd. Santo Antônio): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Cecília Meirelles (Jd. Paraíso): 02/07 (sábado) – das 11h00 às 18h00;
- Emeb Alice Suli Nonato (Jd. Jurema): 02/07 (sábado) – das 11h00 às 17h00;
- Emeb Dona Estefânia C. V. Braga (Jd. Pinheiros): 02/07 (sábado) – das 9h30 às 14h30;
- Emeb Carlos C.V. Braga (Jd. Pinheiros): 02/07 (sábado) – das 9h30 às 14h30;
- Cemei São Lucas (Jd. Santa Marina): 09/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Vereador Professor Penho Conte (Jd. Novo Mundo I): 06/08 (sábado) – das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 15h30;

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos