15 JUN 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Valinhos celebra Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa com palestra e caminhada
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta, dia 15 de junho, foi comemorado com palestra e caminhada pela equipe e participantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Roque Palácio, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos. Segundo dados da Secretaria, Valinhos é a cidade com maior índice de longevidade do Estado de São Paulo.

“O Centro do Idoso é um local que oferece várias atividades para os idosos da cidade. Vai desde atividade física até fortalecimento de memória, sem esquecer a sua boa acolhida”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, acredita que o trabalho desenvolvido pelo CCI contribui com as estatísticas da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). “Valinhos é a cidade com mais longevidade do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário.

Para ele, as atividades e as comemorações do CCI fazem bem aos idosos. “Refletem na qualidade de vida”, acrescentou o secretário. Em sua opinião, a palestra trouxe muitas informações aos idosos. “É um dia bem comemorado”, resumiu.

A palestrante, a diretora do Sistema Único de Assistência Social, a advogada Rachel Lavorenti Racha Pardo, explanou sobre Os Direitos da Pessoa Idosa e os Mecanismos de Defesa contra a Violência. “Toda data é importante ser comemorada para serem quebradas as barreiras, os preconceitos”, enfatizou ela sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

“Eu gosto de participar destes eventos que o Centro do Idoso faz. Tem sempre muita informação”, explicou dona Judite Leca da Costa, de 73 anos. Outra que estava atenta à palestra era a dona Dilamar Astolfi. “A gente aprende um pouco mais. Eu gosto de ficar ouvindo o que eles falam”, afirmou a usuária do Centro do Idoso. Após a palestra, os idosos fizeram uma caminhada na Praça Washington Luís

Data
O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data reconhecida, em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas), após mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A data é um manifesto de repúdio à violência contra esse público.