15 JUN 2022
CEMAP completa 40 anos no próximo domingo
No próximo dia 19 de junho, o CEMAP - Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiólogo “José Natal Capovilla” completa 40 anos de história. Inaugurado em 1982 pela Prefeitura de Valinhos, o CEMAP é um programa do Departamento de Programas e Projetos em Saúde, da Secretaria da Saúde, que oferece atendimento especializado para crianças menores de 10 anos e suas famílias nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil e atende queixas relacionadas aos aspectos do desenvolvimento, como emocional, linguagem e aprendizagem.

“O trabalho do CEMAP é extremamente importante para a saúde mental infantil de Valinhos. Parabéns a todos os profissionais que se dedicam diariamente à essa área, que estamos investindo para sempre entregar um atendimento de qualidade aos munícipes. Contratamos mais uma psicóloga para compor a equipe do CEMAP e dois novos psiquiatras para retomar atuação desses profissionais no atendimento de crianças e adolescentes no CAPS Infantil, através da parceria com o Cismetro”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Nos últimos três meses, foram feitos 1.847 atendimentos no CEMAP, que voltaram a ser realizados de forma presencial após o controle da pandemia, em grupos pequenos e de forma individual. Com a contratação da nova psicóloga, os atendimentos aumentaram nesses meses.

José Natal Capovilla, a quem se dá o nome do Centro, foi um exímio servidor público municipal, que se dedicou com muito carinho e empenho na causa voluntária em prol dos necessitados, dos idosos, dos acamados e das crianças.

Inúmeros profissionais fizeram parte da história do CEMAP, mas uma em particular deve ser lembrada e reconhecida. Maria Regina V. Almeida Bissoto integrou a equipe como pedagoga, desde a inauguração, até a sua aposentadoria. Também assumiu a coordenação por um período, deixando sua marca no serviço e no coração dos que trabalharam com ela.

“O CEMAP tem uma história muito bonita e importante, são 40 anos cuidando das crianças de Valinhos, mais de 10.600 já foram atendidas. Que este serviço seja lembrado e valorizado, com muito carinho e respeito”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Serviço
Endereço: Rua João Moleta, nº 140 - Bairro Lenheiro