21 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prazo para alistamento militar para jovens nascidos até 2004 termina no dia 30 deste mês
Termina no próximo dia 30 deste mês o prazo para jovens do sexo masculino nascidos até o ano de 2004 realizarem o alistamento militar obrigatório regular em 2022. De acordo com a Junta do Serviço Militar de Valinhos, que é presidida pela prefeita Capitã Lucimara, mais de 800 jovens com endereço em Valinhos já fizeram seu alistamento, e a partir de julho haverá uma multa por atraso no valor de R$ 5,37.

De acordo com o secretário da Junta do Serviço Militar de Valinhos, Jefferson Matelli, os jovens nascidos no ano de 2004 devem realizar o alistamento através do site alistamento.eb.mil.br ou comparecer à Junta Militar portando RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de endereço, lembrando que para os nascidos em 2004 há custo da emissão do Certificado de Alistamento. "Jovens que nasceram em anos anteriores e ainda não se alistaram também devem se alistar, os documentos são os mesmos e nesses casos há uma multa por atraso no valor de R$ 5,37", explicou.

Segundo o secretário, após o alistamento realizado, o sistema irá gerar um documento que certifica o ato, chamado de CAM (Certificado de Alistamento Militar), que deve ser impresso e o candidato deverá estar com ele durante o processo seletivo da Força Armada escolhida. O CAM também serve como situação militar para retirada de documentos e comprovação junto a seleções de trabalho, por exemplo.

Jefferson lembra que não estar em dia com o serviço militar pode acarretar problemas futuros, como a não emissão de passaporte, não poder se matricular em centros de ensino superior, impossibilidade de assumir cargos públicos e a prestação de concursos, entre outros.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos