21 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Sebrae-SP abre 660 vagas para Agentes Locais de Inovação
A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, informa que estão abertas, até o dia 8 de julho, as inscrições aos interessados em participar do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), coordenado pela entidade com o objetivo de promover a inovação para o desenvolvimento sustentável do país.

Ao todo são 660 vagas de agentes somente para o estado de São Paulo, em duas modalidades: ALI Produtividade e ALI Rural. Moradores de Valinhos podem ser direcionados para o município mais próximo e bolsas para graduados e pós-graduados são de 5 mil e 6,5 mil reais, respectivamente.

De acordo com a prefeita Capitã Lucimara. O Sebrae-SP atua como fomentador de iniciativas e projetos de desenvolvimento local que envolvem pequenas empresas em setores, segmentos, cadeias produtivas, arranjos produtivos, municípios de interesse turístico, entre outros critérios.

“Assim sendo, conforme o Sebrae-SP, se indicado aos bolsistas selecionados, municípios e regiões para prospecção e atendimento das empresas dos ALI Produtividade e Rural, de interesse e prioridade estratégica, do próprio Sebrae e de seus Escritórios Regionais, para atendimento às empresas. Esta iniciativa do Sebrae vem ao encontro do que buscamos para o desenvolvimento rural de nossa cidade, bem como de todo o setor produtivo das pequenos e micro empresas de nosso município”, explica a prefeita.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, da Prefeitura de Valinhos, até mesmo quem já é, foi ou ainda deseja fazer parte da equipe ALI pode se inscrever para ser bolsista do Sebrae. “A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Sebrae, apoia ações que assim como esse programa estimulam o empreendedorismo e o crescimento das micro e pequenas empresas da cidade”, disse o secretário da pasta, Rafael Agostinho.

Os detalhes da publicação estão no portal da empresa parceira responsável pelo processo seletivo e podem ser conferidos no link: https://www.concepcaoconsultoria.com.br/pagina/219/SEBRAESP-ALI-2022.aspx.

Ali Rural

O processo seletivo para os bolsistas do Ali Rural - Bolsas de Extensão Tecnológica - visa ao preenchimento de até 220 vagas, com vigência de até 24 meses de atuação em campo, buscando promover o extensionismo tecnológico, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para as empresas rurais, tornando-as inovadoras e mais sustentáveis, por meio de atividades de extensão tecnológica, desempenhadas por bolsistas de inovação rural.

Entre os critérios é necessário ter formação acadêmica, em nível de graduação, em um dos seguintes cursos de graduação: graduado em engenharia agronômica, engenharia florestal, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, medicina veterinária, zootecnia, gestão do agronegócio, tecnólogo em agronegócio, tecnólogo em alimentos ou áreas afins das ciências agrárias ou dos alimentos, ou em outros cursos de graduação compatíveis às áreas de conhecimento de Agronegócios.

Ali Produtividade

Já o processo seletivo para Ali Produtividade visa ao preenchimento de até 440 vagas, com vigência de até 23 meses de atuação em campo. É uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Política de Inovação do Sistema Sebrae para ajudar pequenas empresas a inovarem em seus produtos, serviços e processos, incluindo práticas sustentáveis e tecnológicas nas suas atividades diárias.

O candidato, deverá, obrigatoriamente ter formação acadêmica completa e finalizada, em qualquer área do conhecimento, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de experiência como profissional de pelo menos, 6 (seis) meses em gestão e/ou empreendedorismo e/ou inovação e/ou pequenos negócios e/ou outra área de atuação empresarial e/ou institucional.

“Em 2010 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq se tornou nosso parceiro e possibilitou a abrangência nacional do projeto. Já são mais de 8 mil bolsas ofertadas e mais de 300 mil pequenos negócios acompanhados”, destaca a empresa de consultoria, responsável pela seleção dos candidatos.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos