23 JUN 2022
DAEV
Trânsito da Rua Júlia Lovisaro Vicentini será desviado à Geraldo Pereira da Silva nesta sexta-feira (24)

Nesta sexta-feira, 24 de julho de 2022, o trânsito da Rua Júlia Lovisaro Vicentini será desviado à Rua Geraldo Pereira da Silva. A ação será a partir das 7h15 da manhã, com previsão de duração até a parte da tarde. O desvio objetiva possibilitar o término dos trabalhos de passagem da nova linha de adução do Rio Atibaia, no trecho por gravidade, e que está em construção por meio do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

Para a realização do desvio, o DAEV contará com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Valinhos. “A obra é importantíssima a Valinhos e, por isso, pedimos a compreensão dos moradores do local”, falou a prefeita Capitã Lucimara.

A nova adutora de água bruta do Rio Atibaia vai ajudar a aumentar a oferta hídrica de Valinhos em 90 litros por segundo na rede de distribuição, com tratamento que será feito na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

Na última semana, em área rural, a equipe fez a limpeza de área e a pista de serviço, com sondagem para início das escavações no trecho por gravidade. Até o momento, mais de 280 metros de tubo de ferro fundido em DN 400mm já foram instalados. A obra terá trecho total de 3.836 metros, sendo 2,2 mil metros por gravidade e em 1.636 metros por recalque.

Hoje Valinhos capta do Rio Atibaia o total de 250 litros por segundo, o que corresponde a 50,60% do abastecimento atual do município. Com a conclusão da segunda adutora e adução de mais 90 litros por segundo, a cidade conseguirá captar o total de 340 litros por segundo do rio, chegando ao total de 29.376 m³ de água bruta por dia, o que corresponderá ao abastecimento de 58,20% da cidade.

A contratação da empresa responsável pela execução da obra se deu por meio da Tomada de Preços nº 1/2022. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV.

Local: Valinhos