24 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Medalhistas da rede municipal de ensino de Valinhos são homenageados por participação na OBMEP
EMEB Orestes Quércia foi a escola premiada pelo desempenho de seus alunos

Valinhos marcou presença na cerimônia de homenagem aos medalhistas, professores e escolas participantes da 15ª e 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada apoiada pela Sociedade Brasileira da Matemática. A cerimônia foi nesta quarta-feira (22) nas dependências da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Além dos medalhistas da rede municipal contemplados, a EMEB Governador Orestes Quércia, do Jardim Paraíso, foi homenageada na mesma oportunidade pela contribuição na formação da matemática e pelo desempenho de seus alunos na 16ª OBMEP de 2021.

“A Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Educação, se orgulha de ter suas escolas e alunos participando de várias olimpíadas e ter o reconhecimento em nível nacional. Em 2021 tivemos uma enorme felicidade com o bom desempenho dos nossos alunos na OBMEP que comprova o quanto avançamos no processo pedagógico na cidade. Para a edição de 2022 também estamos com grandes expectativas, pois está sendo realizado um trabalho de base, inclusive com a utilização de jogos de raciocínio recém introduzidos na didática, o Mind Lab e o Majog, e de preparo com todos os alunos que estimula e aprofunda o conhecimento na disciplina de matemática”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

“Foi um momento de alegria para todos os premiados durante a cerimônia, principalmente quando o Pro Reitor de Graduação, o Professor Dr. Ivan Toro, mencionou suas palavras de incentivo à continuidade de estudos e empenho dos medalhistas para o processo seletivo de vagas olímpicas que a Unicamp oportuniza aos medalhistas em competições cientificas. Todos ficaram muito empolgados nas palmas nesse momento”, contou a diretora Andréa Cristina Primerano. A escola recebeu como prêmio um kit de material didático de matemática.

Entre os alunos da rede municipal de ensino de Valinhos que participaram da 16ª edição, estavam na cerimônia os medalhistas, Gabriel Kendy Ornelas  Shigaki (prata) e Lívia Cremasco (bronze), representantes da EMEB Orestes Quércia, cuja escola também foi homenageada em fevereiro pela Secretaria de Educação de Valinhos pelo grande desempenho na última OBMEP de 2021. Outro medalhista foi o aluno Enrico de Amorim Lona, da EMEB Governador André Franco Montoro, no Bom Retiro, que levou bronze na competição do ano passado.

Já da 15ª OBMEP, de 2019, foram contemplados com as medalhas os alunos Lucas Antunes Soares da EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto (Parque Portugal) que conquistou medalha de prata, além dos estudantes Everton da Silva Barbosa, da EMEB Cecília Meirelles (Jardom Paraíso); Marcelo Pedro Ferreira de Abreu, Davi Vicente Luiz dos Santos e Lucas Matheus Martins, da EMEB Luiz Antoniazzi (Jardim Santo Antonio); e Manuela Camila Queiroz, da EMEB Jorge Bierrenbach de Castro Parque das Colinas, que conquistaram medalhas de bronze.

“Valinhos está sempre em destaque na OBMEP, muitos estudantes são premiados com medalhas, menções honrosas e bolsas de estudos. Para a 17ª OBMEP de 2022 nossos alunos também estão se preparando, com todo o suporte de suas unidades escolares, agora para segunda fase de prova, em outubro. Esta será mais uma oportunidade para os medalhistas dos anos anteriores se superarem”, avalia a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos