29 JUN 2022
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura estuda implantar Central de Controle Operacional de Monitoramento de Trânsito em Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Mobilidade Urbana, realizou na última sexta-feira (24), uma visita ao Centro de Segurança Integrada (CSI) de São José dos Campos, com o objetivo de conhecer o sistema de monitoramento utilizado na cidade, para dar início ao projeto futuro de implantação de uma Central de Controle Operacional de Monitoramento de Trânsito em Valinhos.

“Estamos em fase embrionária, adquirindo conhecimento, verificando as soluções das cidades e vendo qual mais se adequa a nossa realidade e necessidade. Claro, uma central não substitui a presença dos fiscais nas ruas, mas a tecnologia contribui muito para a fluidez viária”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Através da central, a secretaria terá acesso a área azul, transporte público, parque semafórico, radares, futuras câmeras que serão instaladas nos cruzamentos e vias mais importantes da cidade, além de monitoramento dos fiscais de trânsito através da geolocalização dos aparelhos de comunicação das viaturas.

“Teremos condições de ter uma visão geral, em tempo real, das principais vias e locais que mais prejudicam a mobilidade urbana da cidade, para que possamos tomar medidas diretamente da central, de forma remota, para solucionar o problema. Além disso, com o parque semafórico centralizado, será possível mudar a programação sem precisar ir ao local, atendendo a demanda do cruzamento no momento. Também será possível monitorar toda a mobilidade urbana do município e fazer autuações por videomonitoramento”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Com a central, será possível ainda replicar as imagens para a Guarda Civil Municipal, assim como eles poderão disponibilizar as imagens captadas em sua própria central, para que a secretaria possa fazer uso na mobilidade urbana do município.

Até a próxima semana, estão previstas visitas às centrais das cidades de Limeira e Ubatuba, com o objetivo de encontrar a melhor solução para Valinhos.

Local: Valinhos