Nos últimos 7 dias, a Prefeitura fez a entrega de 8 cobertores e teve 88 atendimentos para pernoite na Operação
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, já registra 325 atendimentos na Operação Inverno, de acolhimento às pessoas em situação de rua, por conta das noites frias. Nos últimos 7 dias, a equipe fez 88 atendimentos para pernoite. Dos 131 acolhimentos realizados neste período, oito cobertores foram pedidos pelas pessoas atendidas. Com o trabalho das equipes iniciando às 18 horas, os usuários dos dois abrigos municipais têm direito à pernoite, com saída às 7 horas, após o café da manhã. O acolhimento e atendimentos foram realizados no período de 22 a 28/06 (última terça-feira).
“Neste inverno, a situação de Valinhos está bastante estável. Tudo isto é fruto de muito trabalho e planejamento das nossas equipes”, avaliou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Ao todo, a cidade conta com 50 vagas. Destas, divididas entre 20 vagas no Abrigo Emergencial de Inverno no Centro Comunitário da Vila Progresso e o abrigo municipal do Joapiranga, com 25 vagas masculinas e cinco para o público feminino.
“O trabalho é feito em duas frentes, pelo SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e diretamente nas ruas”, explicou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva. Durante o dia as pessoas também recebem encaminhamentos para pernoite no SEAS.
Pelas ruas da cidade, o trabalho das equipes de abordagem inicia às 18 horas, sendo concluído às 20 horas. Nesta abordagem, as pessoas que desejam são encaminhadas para o Abrigo Emergencial de Inverno ou para o Joapiranga, se houver necessidade. As pessoas que preferem permanecer nas ruas recebem cobertores, se
estiverem precisando.
Histórico
Desde o início da Operação Inverno até o dia 21 deste mês foram feitos vários acolhimentos, resultando em 325 atendimentos para pernoite, banho e alimentação, em ambos os abrigos.
Na recepção do abrigo, os acolhidos recebem um kit de higiene pessoal, jantar, banho e local para dormir, além de ser oferecido um chá. “Os atendidos recebem café da manhã, antes de deixar o abrigo”, finalizou o secretário. Em ambos locais são oferecidos o mesmo tipo de atendimento, para os que são atendidos em pernoite.
A Operação Inverno começou no dia 23 de maio, previsto encerrar no dia 21 de agosto, com duração de 90 dias.