30 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeita Capitã Lucimara recebe sugestão do vereador Thiago Samasso para criação da Academia de Formação da Guarda Civil Municipal

A prefeita Capitã Lucimara Godoy recebeu do vereador Thiago Samasso na manhã desta quarta-feira, dia 29, uma minuta de projeto de lei com a proposta de criação futura, dentro da Guarda Civil Municipal de Valinhos, da Academia de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, uma arrojada ação que nos moldes das academias de polícias criaria um centro de formação técnico profissional de guardas civis municipais, podendo se tornar referência para outras corporações na Região Metropolitana de Campinas e até do Estado de São Paulo. O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, acompanharam a prefeita no recebimento do documento.

"Seria uma honra para mim, como prefeita, implantar na minha gestão uma academia de formação de profissionais de segurança dentro da Guarda Civil Municipal. Temos estrutura para isso, pessoal qualificado e o principal, vontade de elevar ainda mais o nível técnico profissional da nossa tropa e assim ajudar ainda mais no aperfeiçoamento da segurança da nossa cidade. Agradeço ao vereador Thiago Samasso pela iniciativa e garanto que vamos estudar essa proposta", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Por sua vez, o vereador Thiago Samasso disse que tem grande paixão pela área de segurança, que nos últimos tempos vem ganhando atenção muito especial em todo Brasil, e que é seu papel como legislador e cidadão colaborar para fortalecimento da área no âmbito municipal. "Tenho trabalhado bastante para prover recursos para a Guarda Civil Municipal e para segurança do município em geral, e me surgiu a ideia de apresentar essa proposta, até porque é uma previsão do Estatuto Geral das Guardas Municipais", avaliou o vereador.

Pela minuta apresentada pelo vereador, a Academia da Guarda Civil Municipal de Valinhos teria como finalidade formar, capacitar e promover o aprimoramento dos próprios agentes da corporação, bem como de servidores municipais que atuam em instituições e programas relacionados à segurança pública, tanto nas áreas teóricas quanto práticas.

Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a proposta do vereador vem ao encontro de vários projetos que estão sendo desenvolvidos em Valinhos dentro da área de segurança. "Estamos trabalhando para implantar o Centro de Operações e Inteligência, que quando estiver em operação, necessitará de pessoas qualificadas para operar o sistema. Além disso, em breve vamos reformar um ambiente para implantar uma sala de instrução e treinamentos diversos. Ou seja, são ações paralelas que convergem para um mesmo objetivo, a concretização de uma instituição não só de segurança mas também de ensino e cidadania", comemora Cruz.

Por sua vez, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, lembrou que a corporação está para receber novos guardas municipais aprovados em concurso público em andamento, que receberão treinamento teórico e prático em diferentes níveis, e a instituição de uma academia na própria corporação concentraria diversas atividades que por vez teriam que ser desenvolvidas até fora de Valinhos. "Temos estrutura física e pessoal para que seja instituída uma academia de formação e vamos dar todo apoio para instruir a administração municipal na concretização desse projeto", salientou o comandante.