05 JUL 2022
Prefeitura orienta sobre doenças respiratórias em crianças no inverno
Com a chegada do inverno, é comum que o número de pessoas com doenças respiratórias aumente, atingindo principalmente as crianças, pois trata-se de um período em que há uma circulação mais intensa de alguns patógenos, especialmente, o vírus. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, alerta sobre os cuidados necessários para evitar essas doenças em crianças, sobretudo evitando aglomerações e mantendo as vacinas preventivas atualizadas.

“É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos a esses cuidados e aos sintomas, para que as doenças não se proliferem com maior rapidez entre as crianças”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No inverno, as doenças que mais afetam a população são os quadros de vias aéreas superiores, causados por vírus, como a gripe, resfriado, sinusite e agora, a covid-19, entre outros. Os vírus atingem principalmente o nariz e a garganta, gerando sintomas como congestão nasal, coriza, irritação da garganta, tosse e irritabilidade.

Alguns cuidados como evitar, sempre que possível, ambientes fechados, não levar crianças com sintomas respiratórios a creches, escolas, festas ou eventos sociais e manter uma boa hidratação nesta época, por ser um período mais seco, podem evitar que a criança contraia alguma doença respiratória.

“Além disso, tomar as vacinas também previne algumas doenças respiratórias, como a gripe e a covid-19, que estamos com campanha em andamento e são as que mais levam os pacientes com sintomas a procurarem atendimento atualmente”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

A Prefeitura de Valinhos oferece os imunizantes contra a gripe (a partir dos 6 meses) e covid-19 (a partir dos 5 anos), além de todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Para as crianças que apresentarem sintomas respiratórios, é importante realizar constantemente a lavagem nasal com soro fisiológico, aumentar a hidratação do corpo e procurar o pediatra, caso os sintomas se exacerbem, para que seja receitado o tratamento necessário.

Valinhos possui atendimento de urgência e emergência 24h na Upinha (Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Além de atendimento pediátrico nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município, que atendem por meio de agendamento de consultas, que pode ser realizado presencialmente ou on-line, através do aplicativo ‘Saúde – Valinhos’.

Local: Valinhos