Município já é reconhecido pelo Agroturismo e Ecoturismo
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilton Borges, garantiu que Valinhos tem potencial para pleitear uma das vagas de Município de Interesse Turístico (MIT). A Pasta, em conjunto com o Departamento de Turismo, vem desenvolvendo projeto para reestruturar o setor, por meio do Agroturismo e o Ecoturismo. Para pleitear a vaga, o município deve apresentar à Secretaria de Turismo do Estado um minucioso projeto que já está em andamento, ainda este ano.
Após a participação da vice-prefeita, Laís Helena, na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), em que foi exposto a abertura pelo Estado de 140 vagas para adesão das cidades paulistas ao projeto MIT, a ideia evoluiu para uma reunião interna com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Turismo, ocorrida no Paço Municipal.
A Pasta já solicitou à Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais um estudo sobre a atual situação do Conselho Municipal de Turismo, um dos itens exigidos para adesão ao MIT. “É necessário ainda ter um Plano Diretor de Turismo, um Inventário Turístico da cidade e o Conselho Municipal ativo, com participação do Poder Público e sociedade civil”, detalhou Wilton.
Segundo o diretor de Departamento de Turismo, Luís Gustavo Previtali, o plano diretor e o inventário devem ser construídos em conjunto com o conselho municipal. Após o cumprimento destas etapas, o Estado passa a avaliar a possibilidade da cidade ser um Município de Interesse Turístico. Aprovada a proposta, o município passa a contar com recursos financeiros importantes oferecidos pela Secretaria do Estado, que passará então a monitorar ações e evolução dos projetos propostos.
Atualmente, a cidade já desenvolve ao longo do ano o turismo rural, com passeios programados de Agroturismo e Ecoturismo – um dos pontos altos da Festa do Figo e Expogoiaba, ocorridas na segunda quinzena de janeiro. Nesta festividade, 2.427 pessoas percorreram a rota do passeio, visitando propriedades e saboreando as delícias cultivadas e produzidas pelos agricultores, além de apreciarem as belas paisagens rurais da cidade. “Queremos intensificar este trabalho”, afirma Luís Gustavo sobre a reestruturação.
Além do turismo rural, o secretário de Desenvolvimento Econômico avalia, futuramente, o incremento em turismo religioso e cultural. “Temos grande potencial turístico. O que ainda nos faltam são projetos e recursos para impulsioná-los”, garante Wilton.
--
Circuito das Frutas já atrai turistas ao município
Festa do Figo e Expogoiaba 2017 trouxe 120 mil pessoas à cidade
Valinhos é uma das 10 cidades que compõem o Circuito das Frutas. Seu objetivo é oferecer aos visitantes opções de passeios e atrações que exploram a vida rural, as festas tradicionais e as paisagens das cidades participantes. Atualmente, a região do circuito recebe cerca de 1,7 milhão de turistas por ano. Este ano, a Festa do Figo e Expogoiaba recebeu 120 mil pessoas em 15 dias.
O município integra o projeto com a Festa do Figo e Expogoiaba e os roteiros de Agroturismo e Ecoturismo, que também podem ser feitos durante o ano inteiro. Além de Valinhos, Circuito das Frutas é composto pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo. São municípios distantes entre 50 e 120 quilômetros da capital.
Na primeira reunião, ocorrida em janeiro, foi escolhida a nova diretora, atualmente sob a presidência do prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz. “Além do planejamento básico para o ano, a proposta é incrementar o circuito”, explicou o diretor do Departamento de Turismo, Luís Gustavo Previtali.
Em evento realizado em Itupeva no último dia 23, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilton Borges, e o diretor de Turismo puderam ouvir do próprio secretário de Estado do Turismo, Laercio Benko, a reafirmação de que os municípios da região fazem parte de um importante polo a ser desenvolvido para os próximos anos.
Circuito – O Circuito das Frutas foi criado em 2002 para facilitar a integração entre municípios produtores de frutas e outros produtos rurais, tornando-se uma nova fonte de renda. As festas desenvolvidas por cada cidade, como da uva, do caqui, da goiaba, do figo, do morango, da nectarina e do pêssego, estimulam às visitas.
São roteiros dos passeios de um ou mais dias em que o turista visita e conhece in loco a produção das frutas e seus derivados, mostradas, degustadas e contadas pelos próprios proprietários que os recebem com muita atenção. Esses passeios acontecem em qualquer dia do ano, de acordo com o gosto do turista e da disponibilidade das frutas.
Mais informações pelo site http://www.circuitodasfrutas.com.br.
30-03-2017