07 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos atua para implementar sala maker na rede municipal de ensino
Dentro da proposta de tornar a educação na rede municipal de ensino de Valinhos integrada ao conceito da ‘Educação 5.0’, que consiste em inserir a tecnologia no processo pedagógico das escolas a fim de promover uma interação saudável e enriquecedora dos recursos tecnológicos com o processo de formação dos alunos, a Prefeitura de Valinhos, que já implantou desde 2021 diversas ações nesse sentido, estuda agora a viabilização de uma Sala Maker.

“A Sala Maker faz parte de um projeto ainda maior. Numa 1ª fase em 2021, avançamos na implantação de fibra ótica e internet de alta velocidade em 100% dos prédios públicos em funcionamento, com ênfase em todas as Unidades de Saúde e todas as Escolas Municipais. Também estamos equipando as unidades escolares com novas tecnologias digitais. Na Educação, as escolas recebem, já a partir desta semana, um kit de computadores e notebooks, lousas digitais e projetores para as salas de aula, enfim, uma série de ferramentas importantes nesta nova fase que integra o programa Valinhos Educação Inovadora”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

O objetivo com a implantação do espaço maker é que os alunos da rede tenham salas estruturadas onde possam, no contraturno, projetar, prototipar e realizar produtos que podem vir a mudar segmentos e até criar empresas. E, para conhecer de perto a viabilidade de espaços como este, o professor Cesar Gomes, que é Educador Digital e da coordenação de Informatização Escolar da Secretaria da Educação, juntamente com a diretora de Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, Cristiane Faria dos Santos, foram até Barueri, na região metropolitana da Grande São Paulo, para conhecer de perto uma Class Maker, mantida pela Prefeitura, onde foram recebidos pela diretoria da escola e da Secretaria de Educação.

“Nós tivemos uma palestra com os professores do curso, com o pessoal da Educação de Barueri e vimos a Sala Maker em funcionamento. Estudamos a implantação nos mesmos moldes na rede municipal de Valinhos”, contou a diretora Cristiane. “O projeto pretende trazer para Valinhos a Filosofia Maker. O nome vem do verbo inglês to make, “fazer”, e está ligado a uma perspectiva empreendedora e “mãos na massa” do ensino, objetivando atender às necessidades educacionais das novas gerações, que exige o desenvolvimento constante de novas habilidades e conhecimentos”, destaca o professor César.

“A Cultura Maker é centrada no aluno, valoriza a experimentação e tem o potencial para tornar o aprendizado mais significativo, desenvolvendo competências como criatividade, empatia e autonomia. Usa linguagens computacionais, a inteligência artificial, a internet das coisas e redes de dados mais potentes. É isso que buscamos com os avanços que estamos fazendo na Educação Municipal de Valinhos”, afirma a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, que conheceu a empresa responsável pela implantação do projeto em Barueri durante um congresso, a Secretaria está dando todo o suporte à Educação, dentro do setor de inovações, para a viabilização do projeto. “Por meio de metodologias ativas nas propostas curriculares, a cultura maker permite o uso da aprendizagem baseada em problemas, investigação, resoluções de problemas e produção de narrativas digitais. O uso de recursos tecnológicos variados, possibilita uma educação baseada em criatividade e inventividade, apoiados em um ambiente baseado em experimentação com o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem”, avalia o secretário Rafael.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos