11 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos conquista a 3ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

É a melhor posição entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas

Valinhos conquista a 3º posição no cumprimento dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pela IDSC - Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, em que foram avaliados 5.570 municípios. O ranking foi divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis e foi considerado, para pesquisa em cada município, o desempenho no cumprimento das 17 ODS, lançadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015.

“Nosso objetivo, desde o início desta gestão, tem sido trabalhar, dia a dia, para alcançar metas importantes para atender, sobretudo, os que mais precisam, buscando o fim da pobreza, a proteção ao meio ambiente e o clima, e proporcionado oportunidades para que cada valinhense possa desfrutar da paz e da prosperidade”, ressaltou a Prefeita Capitã Lucimara.

A classificação dos 5.570 municípios foi avaliada com pontuações de 0 a 100. Valinhos atingiu 65,16 no índice de pontuação e ocupou a 3º colocação na tabela. Entre as 20 cidades que compõem a RMC, Valinhos é destaque e ocupa a melhor posição.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030, criada pela ONU em 2015. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS estão fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Com questões que vão da erradicação da pobreza ao consumo responsável, passando pela igualdade de gênero, saúde pública, educação, pelo combate às mudanças no clima e o fortalecimento das instituições democráticas, o desafio é que os ODS devem ser cumpridos até 31 de dezembro de 2030. Conheça abaixo quais são esses objetivos.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

ODS 1: Erradicação da pobreza

ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável

ODS 3: Saúde e bem-estar

ODS 4: Educação de qualidade

ODS 5: Igualdade de gênero

ODS 6: Água limpa e saneamento

ODS 7: Energia limpa e acessível

ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura

ODS 10: Redução das desigualdades

ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

ODS 12: Consumo e produção responsáveis

ODS 13: Ação contra a mudança global do clima

ODS 14: Vida na água

ODS 15: Proteger a vida terrestre

ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes

ODS 17: Parcerias e meios de implementação

Visando cumprir e avançar nos 17 ODS descritos pela ONU, Valinhos têm implementado e investido em ações para alcançar todas as metas. Algumas delas são destaques de reconhecimento para o município.

Objetivando a erradicação da pobreza, Valinhos atua de forma intensa em várias frentes, como as ações necessárias, durante a fase mais crítica da pandemia, para auxiliar os mais necessitados com cestas básicas. Como também, em ações na área de desenvolvimento econômico, com a vinda de novos investimentos e novas empresas, que proporcionaram à Valinhos um saldo positivo de 2.793 novos postos de trabalho nos últimos meses. Além das políticas públicas na área de assistência social, como o Programa Famílias Fortes, que propiciam cursos de capacitação e outras ações importantes para ampliar o alcance de programas sociais para as famílias valinhenses.

“Em Saúde e Bem-Estar, mais do que o enfrentamento à Covid, com ações certeiras e planejadas para a proteção das famílias valinhenses, a cidade avançou em programas preventivos na área da Saúde, em investimentos como a parceria com o Consócio Cismetro, que possibilitou mais de 21 mil novos procedimentos realizados neste ano, para atender demandas que estavam represadas há anos, como consultas oftalmológicas e exames de imagens, sem contar os 10 milhões de reais em investimentos que, somado aos 4 milhões, aproximadamente, da Câmara Municipal, serão úteis para zerar a fila de espera por cirurgias eletivas. E mesmo com 40% a mais de atendimentos e demandas na saúde, Valinhos têm avançado para atender a todos, com qualidade, com mais médicos, mais atendimentos e mais ferramentas tecnológicas a serviço da população”, complementou a prefeita.

Investindo em educação de qualidade, aponta a prefeita Capitã Lucimara, Valinhos tem investido mais 14 milhões de reais destinados a projetos pedagógicos personalizados, com foco no raciocínio, inovação científica, valorização da leitura e recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia, durante as aulas que tiveram que ser online. “Valinhos avança em 100% das escolas com cabeamento de fibra ótica, internet de alta velocidade, projetos inteligentes, notebooks, computadores e lousas digitais interativas, tudo para que a tecnologia seja aliada na qualidade da educação das crianças e jovens valinhenses. Além de novas creches, mais vagas geradas para atender a demanda e novos professores que estão sendo contratados para atender a educação no município”, afirma a prefeita.

Para atingir com sucesso todos esses objetivos descritos pela ONU, é necessário que cada município estabeleça estratégias, políticas, planos e programas consistentes com cada uma das metas e que a evolução do processo de implementação seja regularmente monitorada. “É gratificante observar que Valinhos ocupa o TOP 3 em cidades que caminham em direção a este grande objetivo, e com compromisso, ação e investimento chegaremos cada vez mais perto”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo tem fiscalizado os municípios, também, quanto a aplicabilidade dos recursos frente às 17 ODS’s.