14 JUL 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura faz 179 atendimentos com pernoite na Operação Inverno nas duas últimas semanas
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, promoveu 179 atendimentos com pernoite de pessoas em situação de rua, nestas duas últimas semanas de Operação Inverno. Durante o período também foram feitos 246 acolhimentos, com 15 entregas de cobertores a quem solicitou. Desde o início da ação, foram realizados 592 atendimentos.

Os dados são referentes ao período de 29 de junho a 12 de julho, com o trabalho das equipes da Assistência Social iniciando às 18 horas. “Os acolhidos nos dois abrigos municipais têm direito à pernoite, com saída às 7 horas, após o café da manhã. Buscamos oferecer um serviço a cada dia mais humanizado”, informou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Ao todo, a cidade conta com 50 vagas. Destas, divididas entre 20 vagas no Abrigo Emergencial de Inverno, no Centro Comunitário da Vila Progresso, e o abrigo municipal do Joapiranga, com 25 vagas masculinas e cinco para o público feminino.

Na semana entre os dias 29 de julho e 5 de julho, foram 89 atendimentos de pernoite, com 123 acolhimentos, sendo que sete cobertores foram entregues às pessoas em situação de rua. Já no período entre os dias 6 a 12 deste mês, foram feitos 90 atendimentos pernoite. “Tivemos neste período 123 abordagens e oito cobertores foram entregues”, acrescentou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Trabalho desenvolvido
O trabalho nesta Operação Inverno é feito em duas frentes, pelo SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e diretamente nas ruas. Durante o dia as pessoas também recebem encaminhamentos para pernoite no SEAS.

Pelas ruas da cidade, o trabalho das equipes de abordagem inicia às 18 horas, sendo concluído às 20 horas. “Nesta abordagem, as pessoas que desejam são encaminhadas para os Abrigos, se houver necessidade. As pessoas que preferem permanecer nas ruas recebem cobertores, se estiverem precisando”, detalha o secretário.

Desde o início da Operação Inverno até o dia 28 de junho foram feitos vários acolhimentos, resultando em 413 atendimentos para pernoite, banho e alimentação, em ambos os abrigos.

Na recepção do abrigo, os acolhidos recebem um kit de higiene pessoal, jantar, banho e local para dormir, além de ser oferecido um chá. “Os atendidos recebem café da manhã, antes de deixar o abrigo”, finalizou o secretário. Em ambos locais são oferecidos o mesmo tipo de atendimento, para os que são atendidos em pernoite.
A Operação Inverno começou no dia 23 de maio, previsto encerrar no dia 21 de agosto, com duração de 90 dias.