19 JUL 2022
GABINETE DA PREFEITA
Aprovado projeto da Prefeita Capitã Lucimara que aumenta em 33% os beneficiados de aluguel social em Valinhos

Em mais um investimento social importante, o projeto da Prefeita Capitã Lucimara, que amplia em 33% o número de valinhenses, em situação de vulnerabilidade, beneficiados com o auxílio aluguel no valor atual de R$ 1015,50, por 12 meses podendo ser prorrogados por mais 12 meses, foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira, em sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal de Valinhos. Agora, por lei, 40 pessoas em situação de vulnerabilidade, após avaliação social, podem ser atendidas com o auxílio aluguel na cidade. Antes, o número era de 30 pessoas e, em 2017, eram 15. Com o aumento do número de pessoas beneficiadas, em 5 anos, Valinhos avança para atender mais 166% de valinhenses em situação de vulnerabilidade social

“Desde o início de 2021, ano em que tivemos, infelizmente, a fase mais crítica da Pandemia em nossa cidade, no Estado e em todo o nosso país, avançamos em políticas públicas sociais que pudessem dar uma sustentação, sobretudo, às famílias mais vulneráveis, de forma que ninguém ficasse para trás em nossa cidade. Foram mais de 15 toneladas de alimentos arrecadados e doados pelo Fundo Social, além de 11,6 mil cestas básicas entregue a todos os alunos da Rede Municipal e mais de 4 mil cestas pelos atendimentos nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – da cidade. E, agora, lembrando que desde 2019 não era ampliado o número de beneficiados, temos esta oportunidade aprovada e que pode, por lei, ampliar o atendimento de mais famílias valinhenses, pelas graves consequências socioeconômicas que a pandemia da COVID 19 apresenta”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário de Assistência Social, dr Argeu Alencar, explica que o programa de auxílio aluguel consiste na concessão de benefício destinado ao subsídio para pagamento de aluguel de imóvel de terceiros em algumas condições, como: família em situação de vulnerabilidade e risco social, devidamente acompanhada pelos serviços sociais da cidade; e família que se encontrar em situação de emergência habitacional, que não possuam outro imóvel próprio, no município ou fora dele. “O subsídio de auxílio aluguel, neste último caso, é destinado exclusivamente ao pagamento de locação residencial, sendo que a interdição do imóvel deverá ser reconhecida por ato da Defesa Civil, enquanto as situações socioeconômicas, a vulnerabilidade e o risco social serão avaliados e fundamentados por técnico da área social”, complementa dr Argeu.

“Além destas ações sociais, que se tornam emergenciais, temos avançado em políticas de desenvolvimento econômico que permitam ampliar a oportunidade de vagas de emprego, e consequentemente, renda para a população, na mesma medida em que temos também oferecido oportunidade de cursos gratuitos de capacitação profissional. O caminho do emprego, da capacitação, enfim, do desenvolvimento constante, é que projetam um futuro mais promissor para Valinhos. Em parceria com o Sebrae e o Senai, mensalmente temos ofertado cursos gratuitos, assim como pelo Fundo Social. E, com a vinda de novas empresas, e a ampliação das que já aqui estão, Valinhos, em 18 meses do nosso governo, criou mais de 2,6 mil novos postos de trabalho e assim vamos caminhar ainda mais, com políticas públicas que solidifiquem Valinhos como uma terra de oportunidades”, complementou a prefeita Capitã Lucimara.
Local: Valinhos-SP