20 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Referência nacional em patrulhamento com cães, Canil da Guarda Civil Municipal de Valinhos completa 18 anos
Um dos primeiros registros de imagem da equipe de Canil da GCM, em 2004
Uma das principais referências em formação de cães policiais na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no Estado de São Paulo e no Brasil, o Canil da Guarda Civil Municipal de Valinhos completa neste dia 20, quarta-feira, 18 anos de atividades com uma estrutura logística profissional de treinamento e formação, variedade de raças de agentes K-9 e guardas civis municipais capacitados para lidar com a matilha.

"Quero parabenizar nossa Guarda Civil Municipal e os agentes pelos 18 anos de atividades no emprego de cães no patrulhamento e segurança da nossa cidade. Não são todas as cidades do País que possuem uma corporação estruturada como a de Valinhos, e dentre essas pouquíssimas possuem um canil, dado este que nos equipara aos conceituados batalhões que por vezes só existem em corporações estaduais", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, é um dos idealizadores e pioneiros da implantação do uso de cães nas atividades da corporação. "Naquela época, em 2004, quase nenhuma Guarda Municipal da região tinha canil. Começamos por vontade própria dos agentes, cada um agregando seus conhecimentos, adotando alguns animais, e assim começou a história", relembrou o comandante.

Parceiro no sonho e no esforço de Ignácio para formação do canil, o subcomandante Leandro Pereira não precisa de muito esforço para lembrar de quase todos os agentes K-9 que já passaram pela corporação: Ducks, Izo, Lobo, Thor, Halk, Chacal, Salo, Shock, Preto, Nicoly, Zeus, Aimon, Zig, Zork, Escobar, Mc Coy, Balú, Hiller, Euro, Pandora e Dara, que juntando aos atuais Hunter, Whisk, Colt, Heros (Pastores Belgas Malinois), Koda(Bloodhound), Timão (Jack Russel) e Aladim (Boder Collie) tem muita histórias e ocorrências.

"Em 2007, dois cães da corporação receberam certificado de excelência em faro pelo sistema K-9 (programa desenvolvido nos Estados Unidos para apreensão de drogas, localização de pessoas desaparecidas e rotinas policiais), conferido por juiz norte-americano. Para nós foi um orgulho tremendo e tivemos a certeza que tilhávamos um caminho de sucesso", lembrou o comandante Ignácio.

Em março deste ano, em comprovação que o Canil da Guarda Civil Municipal de Valinhos tem reconhecimento nacional, uma equipe do NOC (Núcleo de Operações com Cães) da Policia Penal de Belém do Pará esteve na sede da Guarda Civil Municipal de Valinhos para troca de informações técnicas e treinamentos com a corporação valinhense. "Viajaram quase 3 mil km de camionete e com cães para vir a Valinhos conhecer nossa estrutura. Isso atesta que todos os esforços, de todos aqueles que atuaram no Canil, valeu a pena. E vamos continuar trabalhando para fazer ainda mais", disse o subcomandante Leandro.

A atual coordenadora do Canil, subinspetora GCM Mara, destacou que a estrutura do Canil da GCM não deixa a desejar. "Cada agente K-9 tem seu box, alimentação balanceada e atendimento veterinário, medicamentos, todos os dias realizamos treinamentos diversos na estação, temos roupas especiais para treino de mordida dos cães, doadas por empresários que acreditam no nosso trabalho, e até temos um carro velho para treinar farejamento e localização de drogas, além de abordagens e neutralização de motoristas. Tudo isso combinado com a nossa vontade de trabalhar em prol da segurança da cidade", argumenta a subinspetora.

Por sua vez, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, enfantiza que o trabalho da equipe de Canil é extremamente valorizado pela sociedade, principalmente pelas crianças. "Percebemos como as pessoas, especialmente as crianças, ficam fascinadas quando assistem a apresentação do Show Dog da GCM. Mas para os agentes K-9 e guardas municipais da equipe, a precisão na atuação do cão é simplesmente o resultado de treinos sérios, diários e exaustivos".

Local: Valinhos SP