Na mesma semana, duas crianças vieram ao mundo pelas mãos da equipe da Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos, conhecida como Upinha: os bebês Maria Kira e Raul Cristofer Junior. De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, a unidade possui os materiais e equipamentos necessários, além de equipe empenhada para atender este tipo de urgência.
“Ficamos muito felizes em poder atender essas mamães que confiaram no trabalho dos profissionais da Upinha, que fizeram os partos humanizados. Mesmo não sendo um hospital, a unidade é completamente equipada e preparada para que emergências como essas sejam atendidas com total segurança”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
Maria Kira de Oliveira do Carmo, filha de Alessandra de Oliveira do Carmo e João Fabiano de Oliveira, nasceu na Upinha no dia 11 de julho. A mãe aprovou o atendimento. “Eu cheguei com contrações e fui muito bem atendida lá, a equipe é muito preparada, foi tudo ótimo”, comentou.
Já no dia 15 de julho, nasceu Raul Cristofer de Souza Silveira Junior, que tem o nome em homenagem ao pai, também Raul Cristofer. A mãe, Elaine da Silveira, chegou na unidade já em trabalho de parto e, em menos de 15 minutos, deu à luz.
“Foi tudo muito rápido, a bolsa estourou em casa, mas não imaginei que ele nasceria tão rápido assim. Quando cheguei na Upinha, eles chamaram a ambulância para me levar ao hospital, em um minuto a ambulância chegou, mas já não dava mais tempo, o Raul já estava nascendo. A equipe foi muito prestativa e eficiente. Ele nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço e o médico soube conduzir perfeitamente”, disse Elaine.
A equipe da Upinha é formada por enfermeira obstetra, ginecologista obstétrico, pediatras e técnicas de enfermagem, profissionais aptos para realizar o procedimento em casos de urgência, como os das gestantes que chegaram na unidade já em trabalho de parto.
O secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli, explica que a Upinha é equipada com a caixa de parto previamente preparada para receber o recém-nascido e cuidados pós parto, além de materiais de suporte caso ocorra alguma intercorrência no pós parto e com o bebê, carrinho de emergência, medicações, incubadora, kit aspiração, bolsa válvula-máscara, entre outros materiais necessários.
“Em um momento de tanta alegria, poder proporcionar um parto seguro e humano nos faz acreditar que é possível mudar a vida das pessoas”, disse o secretário.
De acordo com a Coordenadora de Apoio da Upinha, Lucia de Paula, as gestantes devem fazer o pré-natal e realizar o ultrassom durante a gravidez, além da cardiotocografia quando indicado, para detectar anormalidades e serem encaminhadas para um serviço especializado. “No caso das pacientes, elas realizaram o pré-natal corretamente e os partos ocorreram naturalmente e tranquilamente. Os bebês apresentaram boa vitalidade ao nascer, vieram com muita saúde”, disse.
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos